Quanto à organização do ensino em ciclos, a Lei de Diretrizes e Bases 9.
O sistema de ciclos tem base no regime de progressão continuada, uma perspectiva pedagógica em que a vida escolar e o currículo são assumidos e trabalhados em dimensões de tempo mais flexíveis. Dessa forma, o aluno só poderia ser reprovado no fim de cada ciclo.
Os ciclos organizam o tempo escolar de acordo com as fases de crescimento do ser humano. ... Desde então, oferece aos professores e coordenadores de ensino diversos cursos e programas cujos principais eixos são o letramento e a alfabetização, a organização da escola em ciclos e a avaliação.
Ensino Fundamental: duração de 9 anos, com alunos de 6 a 14 anos; Ensino Médio: duração de 3 anos, com alunos de 15 a 17 anos; Ensino Médio Técnico: escolas podem oferecer cursos técnicos em períodos contraturnos – que são os períodos extraclasse – para seus alunos. A duração é variável, podendo ser de 1 a 3 anos.
O que é Ano: Ciclo único subdividido em 12 partes maiores, interligadas, agrupadas em estações trinas compostas por quatro sub partes complementando e compondo o ciclo.
Ciclos, turmas e faixa etária Na Educação Infantil, os alunos têm em média de 1 a 5 anos. ... Por isso organizamos as turmas em dois ciclos: o ciclo 1 que compreende os Grupos 1 e 2, e o ciclo 2 que abrange as turmas de Grupos 3, 4 e 5.
Organizar a escola em ciclos requer que o ensino seja entendido em função das aprendizagens, ou seja, tanto a preocupação referente ao ensino quanto a compreensão sobre o modo como o estudante aprende favorecem a organização do trabalho pedagógico, no sentido de garantir as aprendizagens.
Atualmente, os Ciclos de Formação propõem uma organização pautada nos ciclos de desenvolvimento humano: infância (6 a 8 anos de idade), pré-adolescência (9 a 11 anos de idade) e adolescência (12 a 14 anos de idade). Assim, os alunos são matriculados e promovidos de acordo com suas idades.
Dentro da Escola Ciclada busca-se respeitar o tempo de aprendizado de cada aluno, colocar em prática a tão sonhada Pedagogia da inclusão, garantir a permanência do aluno na escola e principalmente romper com a cultura da evasão e da reprovação escolar.
EDUCAÇÃO NO PPP DA ESCOLA Baseando-se nestas diretrizes será realizado o planejamento de projetos a serem desenvolvidos, cada escola vai ter suas características já listadas e neste sentido os projetos e conteúdo a serem trabalhados devem ser de acordo com as necessidades de aprendizagem dos alunos.
Já as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), de 2009, já mostram um avanço na direção de colocar a criança em foco e serviram como fundamentação teórica para a BNCC.