O Concurso para Capelão da Marinha oferece uma remuneração inicial de R$ 9.
Capelania (na área da saúde) é um ministério religioso/pastoral/espiritual (prioritariamente) e, em nosso caso, cristão (católico e/ou evangélico), solidário, humanitário, fraterno, voluntário, que pode ser confessional e/ou interconfessional (outras Igrejas e Religiões).
O Capelão poderá ter o direito de efetuar a visitação desde que observe o regulamento da entidade, as regras de segurança, devendo colocar à disposição da segurança, na portaria, todos os seus pertences. § 3º. O Capelão não poderá ter nenhum vinculo de parentesco com internos da unidade que pretenda visitar.
O Serviço de Capelania tem como finalidade um conjunto de ações que procuram colaborar com o bem estar de pacientes, familiares, profissionais da saúde e funcionários, prestando assistência religiosa, espiritual, ética e moral.
Capelania é a atividade desempenhada por um capelão, cujo propósito principal é o aconselhamento e atendimento psico-bíblico.
Os Capelães são homens e mulheres, servos de Deus, que cuidam de pessoas que por algum motivo necessitam de assistência religiosa. ... É tempo da Igreja de Deus atuar em todos os locais em que haja pessoas necessitadas, para que saibam que há um Deus que se importa com todos.
O Capelão Militar de carreira é aquele que, mediante aprovação em concurso público, é incluído no Quadro de Capelães Militares, no posto de Aspirante a Oficial, podendo chegar até o posto de Tenente-Coronel.
A palavra capelão quer dizer ministro ordenado, ou seja é uma autoridade eclesiástica que provê Assistência Espiritual a Regimentos Militares, Escolas, Hospitais, Presídios e Irmandade.
Historicamente o termo "capelania" foi criado na França, em 1700 porque, em tempos de guerra, o rei costumava mandar para os acampamentos militares, uma relíquia dentro de um oratório, que recebia o nome de "Capela". Essa capela ficava sob a responsabilidade do sacerdote, conselheiro dos militares.
É de conhecimento que em muitas cidades, lugarejos e até mesmo nas zonas rurais as escolas acabam sendo palco de atitudes de violência. As escolas sofrem com as violências de arrombamentos, depredações nos ambientes físicos escolares (prédios, carteiras, cadeiras, bebedouros, play grau e etc. ...
A capelania escolar evidenciou-se em muitas das escolas confessionais evangélicas no Brasil. Essas escolas foram organizadas no século XIX, sendo que muitas delas tinham a finalidade principal de evangelizar, para isso eram necessárias à alfabetização e a educação do povo.