O álbum novo do BTS, "BE (Deluxe Edition)", com lançamento previsto para 2h desta sexta-feira, dia 20, diferencia-se dos anteriores por ter contado com a participação de cada membro em todas as fases de seu desenvolvimento. O septeto, que faria uma turnê mundial em 2020, passando pelos Estados Unidos e Canadá, além de países europeus e asiáticos, viu seus planos mudarem drasticamente pela pandemia. Diante das imposições do período atual, o grupo sul-coreano também adaptou sua forma de trabalhar.
Em "BE", o BTS se divide em duas subunidades para cantar as músicas "Fly To My Room", com os integrantes Suga, V, J-Hope e Jimin, numa pegada R&B, e "Stay", com RM, Jin e Jungkook, em estilo Future House.
"A letra fala por todos que estão presos na nova normalidade trazida pela Covid-19: um dia, o mundo parou sem qualquer aviso, as ruas tiveram passos apagados e a saída está longe de ser vista", acrescenta.
O box do álbum contém um livro dos bastidores, um livro com as letras, cartões postais, fotos, incluindo a imagem de um quadro pintado por Suga, uma moldura de foto, uma polaroid e um pôster.
O integrante Jimin atuou como "A&R" (artista e repertório), tendo sido responsável pela comunicação entre o grupo e a empresa. Suas atribuições envolviam a supervisão das atividades criativas dos membros durante o desenvolvimento de "BE" e apresentar as ideias aos executivos da BigHit.
Já os idols Jin, Suga, J-Hope e Jungkook trabalharam em equipe na área de "Produção e Coordenação" do álbum. Além disso, Jungkook também chamou atenção pelo crédito de direção no videoclipe de "Life goes on", a ser lançado junto com "BE".
Fotogaleria: Veja imagens de fãs visitando loja do BTS em Seul na expectativa pelo lançamento do álbum 'BE'
A BigHit Entertainment, que administra o BTS, enviou um comunicado nesta quinta-feira, detalhando aspectos do disco. É dito que "à medida que uma sensação de desamparo surge em todos os cantos do mundo, o BTS se abre para expressar seus sentimentos confusos sobre esta situação — medo e ansiedade misturados com a determinação de superar tudo isso".
"O título aponta para a narrativa do álbum que engloba as emoções e ruminações atuais do BTS, e a história de 'nós' continuando a jornada existencial", descreve. "'BE' é o álbum que incorpora os pensamentos e emoções atuais do BTS. O álbum vem em um formato diferente de seus precedentes, revelando a 'existência' do BTS ao mesmo tempo em que aborda as histórias do grupo contadas em uma nova perspectiva".
Quanto à faixa-título, "Life goes on", a agência a descreveu como uma música de "hip-hop alternativo" com "sons sentimentais de violão". A canção visa a transmitir que "mesmo em meio às adversidades, devemos nos concentrar no que podemos fazer. Podemos encontrar liberdade e felicidade cantando e dançando", explica o comunicado.
O disco contém oito faixas, incluindo "Dynamite", que estreou em agosto no topo da parada norte-americana Billboard Hot100, marcando uma conquista inédita para um ato musical sul-coreano.
A fonte da capa, por exemplo, é correspondente à grafia do idol RM, que trabalhou como gerente de projeto por ter se encarregado do conceito até a fase de layout e aspectos visuais. Seu crédito no álbum aparece como "Album Design".
— Com este videoclipe, eu queria capturar um visual sincero e realista, e o filmei com alegria — afirmou Jungkook em uma live transmitida no canal do grupo no YouTube, Bangtan TV.
Em cada projeto já realizado, o BTS buscava canalizar sua voz através da música enquanto participava ativamente do processo criativo. Desta vez, contudo, o grupo foi além: os idols designaram um gerente de projeto para cada área e ficaram totalmente engajados, desde o planejamento do conceito até a fase de layout do disco. Seu envolvimento também se estendeu aos aspectos visuais, como fotos, videoclipe e capa.
Assista: BTS ilustra emoções da pandemia no MV 'Life goes on', dirigido por Jungkook
"O mundo parece ter parado sem um aviso; ainda precisamos seguir em frente. Assim como a primavera retorna após o inverno, a vida continua", acrescenta a agência, que define "BE" como "uma carta de esperança para todos em 2020".
A gravadora informou ainda que "Blue & Grey" é uma "balada pop com sons de guitarra", já em "Telepathy" predomina um "ritmo funky", enquanto "Dis-ease" é uma canção "hip-hop old school".
To calculate the overall star rating and percentage breakdown by star, we don’t use a simple average. Instead, our system considers things like how recent a review is and if the reviewer bought the item on Amazon. It also analyzed reviews to verify trustworthiness.
Quanto ao título do álbum, a gravadora explica que "be", em inglês, significa "ser" ou "existência", uma "palavra que não obedece a nenhuma forma e dá lugar a inúmeros significados".