Brasil usa 500 mil toneladas de agrotóxicos por ano, mas quantidade pode ser reduzida, dizem especialistas.
Utilize o controle biológico Essa é umas melhores alternativas ao uso de agrotóxicos na agricultura. O procedimento introduz parasitas, predadores ou patógenos das pragas existentes no meio rural. Apesar de ser uma metodologia não nociva, muitos produtores ainda não a utilizam.
Como reduzir o consumo de agrotóxicos nos alimentos
Como reduzir os agrotóxicos nos alimentos?
“Todos os alimentos possuem agrotóxicos, mas também estão contaminados com os germes. Então, o correto é lavar primeiro com bicarbonato e depois lavar com água sanitária ou vinagre (uma colher de sobremesa para um litro de água)."
Como limpar corretamente frutas, legumes e verduras contra vírus, bactérias e fungos? O que mais se utiliza é o hipoclorito de sódio (água sanitária) diluído em água. É o mais barato para limpeza. A solução pode ser feita com duas colheres de sopa (em torno de 20 ml) de hipoclorito de sódio para cada litro de água.
Confira o passo a passo.
Lavar bem as frutas, legumes e verduras em água corrente, com esponjas macias e detergente neutro, já promove a limpeza dos resíduos químicos, procedimentos também recomendados para os alimentos orgânicos ”.
Primeiro os alimentos devem ser lavados em água corrente e depois mergulhados num recipiente com uma colher de sopa de hipoclorito de sódio para cada litro de água. Após 15 minutos, é só enxaguar bem.
Para isso, deve-se pegar uma bacia e misturar uma colher de sopa de hipoclorito (água sanitária) em um litro de água. Em seguida, já é possível colocar as frutas, verduras e legumes na bacia e deixá-los imersos de 20 a 30 minutos. Depois, deve-se higienizar com água corrente.
Já as frutas que serão comidas com casca, como maça, pera, uva, ameixa, pêssego, a orientação é também lavar com água e sabão e, depois, deixar de molho por 15 minutos numa solução de água sanitária (uma colher de sopa diluída em um litro de água), ou de hipoclorito (neste caso, seguir a instruções da embalagem).
A água da torneira é suficiente para remover sujeira e bactérias da maçã. Quando terminar, seque a fruta com papel-toalha ou um pano de prato limpo. Não use sabão ou detergente. Não é necessário usar produtos para lavar maçãs, pois os resíduos de sabão ou detergente podem fazer mal ao estômago.
Uma pesquisa publicado no site científico Journal of Agricultural and Food Chemistryal comprovou que uma solução de água e bicarbonato de sódio é muito mais eficaz na limpeza das cascas de maçãs que todas as outras maneiras recomendadas pelos órgãos de saúde estadunidenses, como simplesmente lavar bem a fruta na água ...
O trabalho mostra que lavar maçãs por 15 minutos em uma solução de bicarbonato de sódio a 1% diluído em água (10mg/mL) foi suficiente para remover praticamente todo o resíduo de agrotóxicos da superfície das frutas.
Caso não seja possível, ele ensina como fazer a solução de forma caseira: “basta diluir, em um litro de água filtrada, uma colher de sopa de água sanitária sem cheiro ou cor”. Após deixar as frutas e verduras nesta solução por dez minutos, é necessário lavá-las com água filtrada e só então cortá-las.
Para cada litro de água, é indicado usar uma colher de água sanitária e deixar de molho por 15 minutos. Em seguida, é preciso enxaguar novamente em água corrente.
Higienização com vinagre Essa é sem dúvidas uma das maneiras mais famosas de higienizar alimentos! Para preparar essa solução, basta colocar duas colheres (sopa) de vinagre para cada 1 litro de água filtrada. Depois disso, deixe as verduras e frutas mergulhadas nessa mistura por aproximadamente 30 minutos.