Nome e lendas O Etna era conhecido na Roma Antiga como ÆTNA, um nome derivado provavelmente do grego antigo aitho ("queimar violentamente") ou do fenício attano.
A erupção mais violenta já registrada é a da caldeira vulcânica de La Garita, no Colorado, nos Estados Unidos. Ocorreu há 2,1 milhões de anos, deixou uma cratera de 35 por 75 km e alterou drasticamente o clima do planeta.
Monte Vesúvio, o vulcão mais perigoso do mundo O Monte Vesúvio é a zona vulcânica mais povoada do mundo inteiro, apesar das várias erupções da sua famosa cratera. Esse lugar é conhecido pelo infame evento de 79 d.C., a história do sepultamento da cidade de Pompeia e parte de Herculano.
A erupção vulcânica é um fenômeno da natureza, geralmente associado à extravasação do magma na superfície do planeta. As camadas de rochas formadas por erupções magmáticas são chamadas de "derrames", pois a rocha espalha-se e solidifica-se na superfície do globo.
erupção efusiva. Erupção em que predomina o escoamento de lava do vulcão sem a ocorrência de explosões violentas. A lava acumula-se em um lago de lava no topo da chaminé e/ou escorre morro abaixo por vales segundo ritmo que depende da basicidade do magma, do relevo, do tempo de escoamento, entre outros fatores.
Uma erupção vulcânica ocorre quando o magma acumulado sob a crosta terrestre exerce tamanha pressão que precisa ser expelido. Mas por que há erupções mais ou menos violentas e com lava de consistências diferentes?
As erupções vulcânicas estão relacionadas com as forças internas da Terra que movimentam as placas tectônicas. A explicação para um vulcão entrar em erupção está relacionada às forças internas da Terra. Essas forças advindas do interior do planeta mantêm o magma em constante atividade.
No mundo há cerca de 1 300 vulcões que podem entrar em erupção a qualquer momento, mas apenas cerca de 20 ou 30 entram em atividade por ano. Alguns vulcões, como o monte Kilimajaro, na África, têm pouca probabilidade de entrar em erupção de novo: são os vulcões extintos. Monte kilimajaro, África.
Caso uma erupção vulcânica aconteça perto de onde você está: Respire através de um pano úmido caso o ar esteja com muito gás ou poeira. Ouça as recomendações de segurança transmitidas pela rádio. Saia da área afetada: vá a uma área de abrigo ou a pontos de encontro, ou zonas de evacuação.
Quando o vulcão entra em erupção pode haver liberação de gases que podem agravar o efeito estufa, uma vez que as partículas em suspensão formam uma barreira para o retorno da radiação solar para as camadas mais altas da atmosfera. Assim, provocando o aumento da temperatura nos locais afetados.
Isso é devido a liberação dos gases, fumaça, explosões, dentre outros. As lavas expelidas podem destruir tudo o que encontrar em seu caminho, entretanto, se por um lado elas são destrutivas por outro formam ilhas e contribuem na formação do relevo.
Ficando seguro durante uma erupção. Ouça o que estão dizendo no rádio e na TV se as sirenes forem ligadas. Quando um vulcão entra em erupção, você deve ligar os aparelhos imediatamente para saber se está em perigo iminente e para descobrir o que está acontecendo ao seu redor.
São eles: estratovulcões, que têm forma cônica e uma pequena cratera no cume; vulcões escudo, que expelem grandes quantidades de lava e gradualmente formam uma montanha larga, que parece um escudo; cones de escórias, os tipos mais simples de vulcões, são pequenos e formados por magma com pouca viscosidade; e os vulcões ...
Vulcões