Para virar gasolina, diesel ou o que for, o petróleo precisa passar por uma refinaria. Aí começa o problema. O Brasil produz 2,9 milhões de barris de petróleo por dia (bpd). Isso daria e sobraria para o consumo de derivados no país.
Em 2019, o mundo consumiu um recorde de 98,3 milhões de barris por dia (bpd) de petróleo.
Por dia, o país fabrica 3 milhões de barris, mas compra do exterior 170 mil barris por dia em derivados do petróleo.
Replan
Refinaria Landulpho Alves
A Petrobras tem quase 100% da capacidade de refino do Brasil. O atual presidente, Roberto Castello Branco, lidera um programa para vender metade desse parque de refinarias, concentrando as operações da companhia apenas nos Estados do Rio e São Paulo.
Rlam: Petrobras vendeu refinaria pela metade do preço, aponta estudo.
As multinacionais como Shell, BP, Total, Chevron e Exxon estão presentes na produção de petróleo no Brasil, mas não no refino muito também em função disso. Os riscos associados ao refino, bem como menor margem de lucro, afastam as empresas de investir neste segmento no país.
Maiores reservas provadas de petróleo e gás natural em 2018. Atualmente, o Brasil ocupa a 23ª posição em reservas mundiais de petróleo e gás, com um volume de 16 bilhões de barris equivalentes de petróleo.
O Brasil tem hoje 15,7 bilhões de barris aguardando para serem explorados. Veja onde estão as reservas comprovadas do país
A BP prevê que, em um cenário de rápida transição energética para uma economia de baixo carbono, o pico de produção de petróleo no Brasil será registrado já no fim da década de 2020. No cenário de transição mais moderado, chamado de “business-as-usual”, o pico será atingido ao fim dos anos 2030.
O pré-sal é uma camada de petróleo localizada em grandes profundidades, sob as águas oceânicas, abaixo de uma espessa camada de sal. No final de 2007, foi encontrada uma extensa reserva de petróleo e gás natural nessa camada, em uma faixa que se estende por 800km entre o Espírito Santo e Santa Catarina.
Praticamente 90% das reservas de carvão mineral, assim como das reservas de petróleo, encontram-se localizadas no hemisfério norte, bem como desertos, indicando que havia oceanos, onde atualmente quatro países detêm as maiores reservas: Rússia - 56.
A maior jazida de carvão mineral do país é a jazida de Candiota, no Rio Grande do Sul que responde por 23% das reservas oficiais do país (que chegam a 7 bilhões de toneladas) e também é a melhor em rentabilidade uma vez que suas reservas apresentam-se em camadas bastante espessas e de grande continuidade.
A Venezuela é o país com as maiores reservas do mundo, com 300,9 bilhões de barris, de acordo com dados da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos. O segundo é a Arábia Saudita, com 266,5 bilhões de barris. O Canadá fica em terceiro, com 169,7 bilhões de barris.
Por fim, as reservas de gás natural que são destacadas estão no campo de Libra, no pré-sal na bacia de Santos (estado de São Paulo), na região do Alto Juruá, na Amazônia e no litoral paranaense.
Na Venezuela, por exemplo, a maior parte do petróleo é pesado, o que encarece a extração. Além disso, o país sofre com sanções impostas pelo Estados Unidos. Esses fatores justificam o fato de que, apesar de possuir cerca de 300,9 bilhões de barris em seu território, a Venezuela não é uma nação rica.
Reservas Provadas Quantidades de petróleo, que por análises da geologia e dados da engenharia, podem ser estimada com uma razoável certeza de ser comercialmente recuperada, sob condições econômicas atuais, métodos operacionais e regulamentações governamentais.
Verificado por especialistas Isso pode ser observado quando encontraram depósitos petrolíferos na região. Além disso, podemos evidenciar que estas são denominadas como bacias sedimentares. Estas bacias compreendem as formações geológicas também denominadas sedimentares. Logo, a resposta correta é bacias sedimentares.
Conheça os países com maiores reservas de Petróleo do mundo
O Oriente Médio é a região que abriga as maiores reservas mundiais de petróleo (cerca de 65%), com destaque para a Arábia Saudita, que é a maior produtora mundial.
Arábia Saudita