b) O volume do alantoide aumenta pelo acúmulo de ácido úrico produzido e excretado pelo embrião durante o seu desenvolvimento. O esquema representa um mecanismo fisiológico de ajuste do corpo humano ao ambiente frio.
O córion é uma membrana bastante vascularizada e que envolve tanto o embrião como todos os demais anexos embrionários, fornecendo proteção e nutrição. O embrião humano liga-se ao córion por uma estrutura precursora do cordão umbilical.
A placenta não é considerada um anexo embrionário, por ser um órgão formado pela interação entre tecidos materno e fetal.
Reação Decidual É a reação endometrial que consiste em aumento de tamanho das células do tecido conjuntivo - estroma endometrial – que ficam preenchidas por: . glicogênio . lipídeos. Uma vez ocorrida a reação decidual o endométrio passa a ser chamado de DECÍDUA OU CADUCA.
O saco vitelino passa a ser secundário quando é revestido por células vindas do hipoblasto. O celoma extra-embrionário se expande e passa a ser chamado de cavidade coriônica. Assim o mesoderma extra–embrionário que reveste o citotrofoblasto chama-se placa coriônica.
À medida que o fluido aumenta na cavidade, os blastômeros são separados em duas partes: - Trofoblasto: Camada celular externa que formará a parte embrionária da placenta. - Embrioblasto: Grupo de blastômeros localizados centralmente que dará origem ao embrião. Durante esse estágio o concepto é chamado de blastocisto.
Células do hipoblasto migram para formar a membrana exocelômica que reveste a superfície interna do citotrofoblasto. Logo se modifica para formar o saco vitelino primitivo. As células do endoderma do saco vitelino formam o mesoderma extra-embrionário, que circunda o âmnio e o saco vitelino.
O trofoblasto é formado por duas camadas de células: o sinciciotrofoblasto e o citotrofoblasto. O citotrofoblasto constitui a camada mais interna de células (mononucleadas).
Um trofoblasto é uma camada de células que compreende a camada externa de um blastocisto, um aglomerado celular que acabará por se transformar em um embrião. ... Em última análise, essas células se desenvolvem na placenta, a interface entre feto e mãe projetada para fornecer um canal para nutrientes e produtos residuais.
O sinciciotrofoblasto é uma grande camada de células embrionárias sinciciais originada dos trofoblastos, que tem como função abrir caminho na parede do endométrio para a implantação do blastocisto durante a segunda semana de gestação.
FORMAÇÃO DA CAVIDADE AMNIÓTICA Com a implantação do blastocisto no endométrio, fluidos começam a entrar entre células do epiblasto formando uma cavidade chamada de cavidade amniótica. A camada de epiblasto que fica acima da cavidade amniótica é chamada de âmnio.