O tratamento para o abscesso é feito de acordo com a orientação do médico e normalmente é indicado o uso de antibióticos com o objetivo de eliminar ou evitar infecções bacterianas. Além disso, pode ser necessária a drenagem do abscesso, que deve ser feito pelo médico.
Conheça algumas delas:
Um bom remédio caseiro para abscesso, que é uma ferida com pus, é limpar a região com água limpa e sabão neutro e aplicar uma compressa de seiva de babosa porque ela é um ótimo cicatrizante natural. Cortar a folha da babosa ao meio, no sentido do comprimento da folha e com uma colher retirar parte da sua seiva.
Chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha também pode trazer um alívio de dor de dente. O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar. Caso a dor seja decorrente da exposição da raíz pela retração, pode-se cobrir a área exposta até chegar ao seu dentista.
Os abscessos dentários são caracterizados pela formação de pus na região bucal devido a uma infecção bacteriana. Há dois tipos de abscesso: o periodontal e o periapical. O abscesso periodontal ocorre entre o dente e a gengiva, enquanto a infecção periapical se instala na raiz do dente.
O abcesso periodontal é o acúmulo de pus justamente na gengiva decorrente de uma infecção bacteriana. Já o abcesso periapical acontece quando a infecção ocorre na raiz do dente.
O pus que aparece na garganta não deve ser retirado com o dedo ou cotonete, pois ele continuará se formando até que a inflamação melhore, e fazer isto pode até formar feridas, além de piorar a dor e o inchaço no local.
Piúria é a presença de leucócitos degenerados ou pus na urina. Pode ser um sinal de uma infecção bacteriana, viral ou fúngica do trato urinário. A causa mais comum é cistite. A piúria é diagnosticada analisando com um microscópio um no jato médio da urina matinal.
No caso do pus na urina ser devido à presença de microrganismos e a pessoa apresenta sintomas, pode ser indicado pelo médico o uso de antimicrobianos, como Fluconazol, Miconazol ou Metronidazol, por exemplo, que devem ser usados de acordo com a recomendação do médico.
A saída de pus pela uretra é sinal típico das uretrites, quase sempre causada por uma doença sexualmente transmissível. Esse corrimento uretral vem frequentemente acompanhado de disúria. Tanto a cistite quanto a pielonefrite, por sua vez, não provocam esse sintoma típico de infecção da uretra.
A infecção urinária é causada por bactérias que vivem entre a vagina e o ânus. Na verdade, o problema não são as bactérias, comuns nessa região. A complicação acontece quando essas bactérias migram para a bexiga, podendo até chegar aos rins.