Quanto menor for a pressão atmosférica, mais rapidamente essa igualdade acontecerá e menor será a temperatura da água para que ocorra. Sabemos que quando a pressão atmosférica é de 1 atm, a água entra em ebulição a 100°C mas, se diminuirmos a pressão, ela ferverá a uma temperatura menor, nunca atingindo os 100°C.
O ponto de fusão e ebulição são, repectivamente, as temperaturas em que os materiais passam do estado sólido para o líquido e do estado líquido para o gasoso ou a temperatura máxima em que o líquido pode permanecer nesse estado físico em uma determinada pressão.
A determinação do ponto de ebulição de uma substância se faz recorrendo a um banho de aquecimento e procedendo ao seu aquecimento. Depois é só verificar a que temperatura a substância passou ao estado gasoso.
Quanto maior a altitude em relação ao nível do mar, menor a pressão atmosférica; Quanto maior a pressão atmosférica, maior o ponto de ebulição; Quanto menor a altitude, maior a pressão atmosférica e maior o ponto de ebulição.
Quanto maior a latitude (mais perto dos pólos - 90º norte ou sul), mais frio será. E quanto menor a latitude (mais perto do equador - 0º), mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porque atingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos pois atingem uma área bem maior.
Quanto maior for a sua pressão de vapor, mais volátil será o líquido, e menor será sua temperatura de ebulição relativamente a outros líquidos com menor pressão de vapor à mesma temperatura de referência. A pressão de vapor é uma propriedade física que depende do valor da temperatura.
Assim, quanto maior a altitude, menor será sua pressão atmosférica. Portanto, menor será a temperatura de ebulição de um líquido, pois suas moléculas se encontram mais livres para evaporar, aumentando sua volatilidade. Como exemplo podemos citar que a água ao nível do mar ferve a 100ºC.
Quanto maior a temperatura, maior será a pressão de vapor, porque a elevação da temperatura favorece a evaporação do líquido. Isso explica o fenômeno da ebulição. Quando aquecemos o recipiente que contém um líquido, formam-se bolhas de ar no fundo dele.
Quanto maior a intensidade das forças intermoleculares, ou seja, quanto menos volátil for o líquido, menor a máxima pressão de vapor. ... Quanto maior for o número de partículas dispersas no líquido, menor a PMV. O alto ponto de ebulição da substância acarreta em uma menor pressão do vapor.
1) Os fatores que influenciam a pressão de vapor de um líquido puro são: a natureza do líquido e a temperatura. A pressão de vapor é aquela pressão na qual as fases líquida e de vapor estão em equilíbrio em cada temperatura.
Embora a evaporação esteja sempre ocorrendo, alguns fatores influenciam a taxa de evaporação de líquidos, como:
Fatores para a Vaporização Temperatura: a temperatura do líquido contribui para uma evaporação mais rápida ou mais lenta. Sua evaporação será mais rápida quando mais aquecido estiver, mesmo que não atinja o ponto de ebulição; Pressão atmosférica: a pressão é a força que a atmosfera exerce sobre um líquido.
Neste ponto o ar está saturado (Fig. 5.
Resposta: Os fatores que interferem nas mudanças de estados físicos da água são a temperatura e pressão.
A influência de fatores externos, como pressão e temperatura faz com que a matéria se apresente ora em um, ora em outro estado físico. Se for resfriada a água contida em um recipiente ela pode transformar-se em gelo, por outro lado, se a aquecer, pode se transformar em vapor.
Como para uma determinada pressão cada substância tem a sua temperatura de ebulição (a água entra em ebulição sob pressão de 1 atm a uma temperatura de 100º C), ao aumentarmos a pressão sobre um líquido provocaremos um aumento em sua temperatura de ebulição, assim se torna mais difícil de a substância passar do estado ...
Resposta. Os principais fatores que influenciam nas mudanças do estado físico da matéria são a TEMPERATURA, a PRESSÃO e o VOLUME.
As mudanças de estado físico dependem de alguns fatores relativos à temperatura, à pressão, e à quantidade de energia evolvida no processo. Na natureza, encontram-se três estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso.
A temperatura influencia diretamente no estado físico de uma substância pelo fato de que atua modificando o grau de agitação das moléculas constituintes. Como sabemos, a temperatura modifica o grau de agitação das moléculas, sendo assim, quanto maior a temperatura maior a distancia entre as moléculas adjacentes.
As mudanças de estado físico incluem fusão, vaporização, solidificação, liquefação ou condensação e sublimação. Conforme explanado no texto Estados Físicos da Matéria, os três estados físicos ou de agregação básicos da matéria são sólido, líquido e gasoso.
As mudanças de estado físico dependem de alguns fatores relativos à temperatura, à pressão, e à quantidade de energia evolvida no processo. Na natureza, encontram-se três estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso.
Mudanças de estado físico -b - Fusão, solidificação, vaporização, sublimação e condensação. É provável que nas suas aulas de ciências no ensino fundamental você tenha aprendido três estados físicos da matéria, o sólido, o líquido e o gasoso.
Fusão: passagem da fase sólida para a líquida. Exemplo: o gelo derretendo e se transformando em água líquida. Vaporização: passagem da fase líquida para a gasosa. Exemplo: a água fervendo e se transformando em vapor de água, como a vaporização dos rios, lagos e mares.