Propriedades do retângulo Dois ângulos internos de um mesmo lado são sempre suplementares, ou seja, somam 180º. Todos os ângulos medem 90º, logo, assim como nos demais paralelogramos, os ângulos opostos são congruentes e os ângulos adjacentes são sempre suplementares.
O retângulo é uma figura geométrica plana composta por quatro lados e ângulos internos congruentes e retos. Juntamente com o quadrado e losango, essa figura também é considerada um paralelogramo – polígonos com lados opostos paralelos.
O retângulo é definido como uma figura geométrica plana que possui os lados opostos paralelos entre si e seus ângulos internos são todos congruentes. Um quadrado é um caso especial de retângulo. É um retângulo onde os seus lados têm sempre a mesma medida.
Os quadriláteros que possuem todos os ângulos retos são chamados de retângulos. Sendo assim, todo quadrado é também um retângulo, mas nem todo retângulo é um quadrado, pois, todo quadrado possui todos os ângulos retos, mas nem todo retângulo possui os quatro lados congruentes.
Resposta. Resposta: Basta dividi-los em 6 partes iguais, com uma linha horizontal e duas linhas verticais.
Essa é fácil, né? Basta pegar uma de suas arestas/pontas e colocá-la no outro lado, alinhando os lados perpendiculares do retângulo. E, ta-daa! Temos o quadrado.
Para calcular a superfície ou área do retângulo basta multiplicar o valor da base com o da altura. Portanto, o valor da área da figura é de 50 cm2.
E o volume é determinado pela multiplicação da altura pela largura e pelo comprimento. Diante disso, podemos resumir que a área mede a superfície de uma figura plana, o perímetro mede o comprimento do seu contorno e o volume calcula o espaço ocupado pela figura tridimensional.