Em outras palavras, a viscosidade de um fluido é a propriedade que determina o valor de sua resistência ao cisalhamento. É a propriedade principal de um lubrificante, pois está diretamente relacionada com a capacidade de suportar cargas. Quanto mais viscoso for o óleo, maior será a carga suportada.
Por exemplo: Um traço de 1:2:3 indica que a proporção para 1 parte de cimento é de 2 partes de areia e 3 de brita, SEMPRE obedecendo essa ordem. Já a quantidade de água, não é possível medir com precisão pois pode variar de acordo com a umidade da areia utilizada.
Para expressar o traço para um saco de cimento, basta multiplicar a proporção por 50 kg, que é o peso de um saco de cimento.
Para fazer uma padiola simples, você precisa de uma lona ou lençol comprido e largo. Use um lençol ou lona com no mínimo 2,4 m de comprimento e 2,4 m de largura, pois você terá que dobrá-lo para fazer a padiola.
Existem diferentes tipos e tamanhos. No entanto, a mais usual é a betoneira de 400 litros, também conhecida como de uma (01) massada. Uma massada (traço1:3:3) produz aproximadamente 160 litros de concreto, ou seja, 0,16 m3.
Para cimento ou concreto, o cálculo depende da mistura a ser utilizada. Uma média de referência é uma medida de cimento para três de areia peneirada. Ou seja, se em um metro quadrado utilizamos 30 litros de areia (número hipotético), usa-se 10 litros de cimento por metro quadrado.