Cada roldana solta reduz a ação da força peso pela metade, de forma que o esforço necessário para elevar um determinado objeto seja menor. A força peso do objeto da figura anterior será dividida ao meio pela ação das polias 2, 3 e 4, portanto, a força necessária para elevar objeto será oito vezes menor que o seu peso.
As roldanas também podem ser equiparadas a uma máquina simples do tipo alavanca, pois ela possui um ponto de apoio, possui uma força e uma carga. A roldana nada mais é do que uma roda cuja periferia passa uma corda, correia ou cabo.
Calcule o diâmetro real da roldana, pegando a medida do Passo 3 e a subtraindo da medida do Passo 2 duas vezes. Por exemplo, se o valor do Passo 3 for 1 cm e o valor no Passo 2 for 15 cm, o cálculo seria assim: 15 menos 1 menos 1. O valor então seria 13 cm, que é o diâmetro real da roldana.
Portanto, para calcular o módulo da força iremos apenas considerar as duas roldanas móveis. Portanto, ao usar duas roldanas móveis a força necessária para puxar um corpo com 100 N será 4 vezes menor, ou seja, 25 N. Note que, neste caso, será necessário puxar 40 cm de corda para que o corpo suba 10 cm.
Resposta: Máquinas Simples. Na Física, o termo máquinas simples é reservado a pequenos objetos ou instrumentos que facilitam a execução de diferentes afazeres do dia-a-dia. Um martelo, uma tesoura, uma alavanca, uma roldana, um plano inclinado são exemplos de máquinas simples.
a) As máquinas simples apresentam dois tipos de força, a força e a força .