Resposta. O fogo é uma manifestação de combustão rápida com emissão de luz e calor.
Comburente é um elemento ou composto químico susceptível de provocar a oxidação ou combustão de outras substâncias, ou seja, é qualquer substância que permite que o combustível seja consumido na reação (alimenta uma combustão). ... O hidrogénio (combustível) arde no seio do cloro (comburente).
Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos.
Comburente é um dos ingredientes necessários à combustão. Estes reagem com os gases liberados pelo combustível, formando a chama. São elementos fortemente oxidantes e sua quantidade regula a intensidade da chama. Altas quantidades de comburente podem gerar explosões.
O comburente pode ser o gás oxigênio do ar; e a energia de ativação pode ser uma faísca. Os gases gerados são o H2O, CO2, CO, NO2, SO2 e outros. Os resíduos sólidos são as cinzas e os componentes de metais pesados. Somente a presença do combustível e do comburente não garante o início do processo de combustão.
Comburente é um elemento que faz conjunto com a combustão e seus derivados, fazendo com que esse processo tenha a ver com combustíveis e também oxigênio. Comburente tem misturas químicas que com elas é capaz da explosão.
Quais são os estágios de um incêndio?