Quanto mais pás, mais vento ele faz, certo? Nem sempre! O fator mais importante que você deve levar em conta é a quantidade de ar que o ventilador movimenta. Além do formato das pás, um dos fatores mais importantes para definir esse resultado são rotações por minuto.
O motivo mais comum para a quebra de ventiladores é a queima do fusível. Não é sempre que isso acontece por causa de picos de energia, mas essa costuma ser a razão mais comum e é relativamente fácil de resolver. Desconecte o ventilador da tomada, compre um fusível compatível com seu aparelho e retire a parte traseira.
A dica neste caso é:
Cada curva de 90 graus reduz em média de 10 a 15% do desempenho do exaustor e consequente eleva os níveis de ruído. O ideal é que as curvas nos tubos sejam suaves, preferencialmente com deflatores, de modo que o ar possa fluir sem impedimentos, minimizando a perda de pressão.
Os exaustores eólicos são boas opções de exaustores silenciosos, já que funcionam movidos pela energia produzida pelo vento e não apresentam nível de ruído alto dentro dos ambientes. Os exaustores centrífugos também são os mais indicados se o cliente deseja menor ruído, pois os equipamentos axiais são mais barulhentos.
Para uma coifa ser eficiente, ela deve ter a capacidade de trocar o ar da cozinha no mínimo 12 vezes por hora. Mas como calcular a vazão ideal para o seu espaço? Observe a imagem abaixo e siga a seguinte fórmula de cálculo: A x B x C x 12 = m3/hora. O resultado irá mostrar a vazão de que precisa.
A maioria dos modelos de exaustor possui um plugue localizado bem atrás da tampa protetora. Basta remover a tampa para desconectar o exaustor. No entanto, para garantir que não haja imprevistos, desligue temporariamente o disjuntor do banheiro. Após tomar essas medidas, o exaustor está seguro para trabalhar.
O melhor local para instalar o exaustor para banheiro, seja no teto ou na parede, é aquele que possibilite a saída de ar de forma mais eficiente. Além do tamanho do espaço, a escolha vai depender do projeto arquitetônico.
Em geral, o que diferencia cada modelo de exaustor é o diâmetro da passagem de ar. Para banheiros pequenos, de até 7m², o diâmetro pode ser de 100mm. Para banheiros médios, de 7m² a 15m², opte por 125mm. Para banheiros grandes, o ideal é um diâmetro de 150mm.
Melhores depuradores de ar de 2021
E olha só, como pra instalar o exaustor pra banheiro é preciso medir o espaço onde você quer colocar o aparelho, fazer um buraco no teto ou parede, colocar o duto no lugar certo e fazer as ligações elétricas, o ideal é contar com a ajuda de um profissional especializado em instalação hidráulica e elétrica, hein!
Para ter certeza qual exaustor escolher para seu empreendimento, torna-se fundamental fazer o seguinte cálculo: - Multiplique a largura, altura e o comprimento do local. O resultado define o volume de ar; - Multiplique o volume de ar por 20 se for um ambiente comum ou por 40 em casos que haja a presença de fumaça.
Se você tem espaço na cozinha e gosta de ter uma como parte da decoração, a coifa certamente é a melhor opção. Agora, o depurador de ar é mais simples, porém muito vantajoso, atuando na filtragem das partículas e devolvendo o ar mais limpo ao ambiente.
Calcular quantos exaustores serão necessários em sua empresa é muito simples, basta seguir a fórmula: Multiplique o comprimento, a largura, a altura e o nº de trocas de ar/hora (Vide Tabela) da sua empresa e na sequência divida o resultado por 4.
Tipos de exaustores industriais mais vendidos