-Quanto mais forte o ácido, mais fraca é sua base conjugada. E quanto mais forte for a base mais fraco é o seu ácido conjugado. “Os fortes reagem para formar os fracos”. -Ka e pKa são utilizados para quantificar a acidez e basicidade.
Para saber a força de um oxiácido, basta subtrair a quantidade de oxigênios de sua fórmula pelo número de hidrogênio ionizáveis disponíveis no ácido: Fortes: Quando o resultado da subtração for igual ou superior a 2.
Sempre que um ácido é adicionado à água, passa pelo processo de ionização (formação de íons), enquanto a base passa pelo processo da dissociação (liberação de íons).
Qualquer substância com um valor de pH entre 0 até 7 é considerada ácida, enquanto um valor de pH de 7 a 14 é uma base. Quanto mais inferior à 7,0 o ácido for, mais forte ele é.
Se o meio ficar incolor se trata de um ácido, a cor vermelha indica que a substância se trata de uma base....Existem três aspectos que identificam uma base:
Principais bases
Sendo assim, bases são substâncias compostas pela combinação de um cátion (geralmente de um metal) com o ânion OH-. Uma das características das bases é seu sabor adstringente, que “amarra” a boca, ou seja, diminui a salivação.