Quanto maior for o prazo dos fornecedores, mais dinheiro a empresa terá em caixa e menor será o Ciclo Financeiro. Deste modo, a empresa terá uma menor dependência de pagamento de juros. Além disso, temos o aumento do giro de negócios, proporcionando maiores retornos sobre os investimento.
Prazos Médios de Recebimento: é o tempo médio (em dias) entre a venda e o efetivo recebimento do dinheiro. Por exemplo, se sua empresa vende parcelado em 3x sem entrada(0+1+1+1), seu prazo médio de recebimento vai ser de 0% à vista, 33% em 30 dias, 33% em 60 dias e 34% em 90 dias.
O PMR mostra quantos dias a empresa demora para receber o pagamento de suas vendas. Já o segundo modelo de cálculo de prazo médio de recebimento de vendas pode ser representado por: PMRV = Total pendente a receber no período / (Total vendido/ Número de dias do período).
A fórmula é: (dívidas com fornecedores / valor das compras brutas) x 360. Vale a pena destacar que a forma de calcular é igual à que já foi apresentada. Entendeu porque você precisa compreender e calcular o Prazo Médio de Pagamento?
Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores (PMPF) determina o período em dias entre a compra e a liquidação das duplicatas dos fornecedores. O critério de análise é “quanto maior, melhor”, uma vez que tem papel importante no ciclo financeiro da empresa. O PMPF é usado para avaliar as políticas de prazo dos fornecedores.
Já a fórmula do PMPC é: PMPC = (Fornecedores / Compras) x 360.