O cajueiro (nome científico Anacardium occidentale L.) é uma planta tropical originária do Brasil e que pertence a família Anacardiaceae. Apesar da distribuição da espécie pelo país, a maior produção de caju está concentrada nos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia.
Significado de Caju substantivo masculino [Brasil] Pedúnculo carnudo e sumarento, comestível, de que pende o fruto propriamente dito ("castanha") do cajueiro.
Porque o caju é um pseudofruto. A parte suculenta é originada do pedúnculo floral e a castanha sim, é o fruto propriamente dito.
O caju é considerado muitas vezes como o fruto do cajueiro, embora seja um pseudofruto. É constituído de duas partes: a castanha que é a fruta propriamente dita, e o pedúnculo floral, pseudofruto confundido com o fruto. Esse se compõe de um pedúnculo piriforme, carnoso, amarelo, rosado ou vermelho.
O cacau é o fruto do cacaueiro (Theobroma cacao), uma planta da família Malvaceae e gênero Theobroma, originada da floresta tropical úmida americana.
Tempo do caju: veja como o fruto do cerrado pode ajudar a proteger a saúde. Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado O caju é um fruto que costuma ser visto entre os meses de agosto e setembro, quando inicia-se o período de estiagem no Tocantins.
Confira nossas sugestões!
No cacau nós podemos utilizar a sua polpa e as suas sementes. Da polpa, obtemos sucos, geleias, etc. Das sementes, vem o chocolate, que com um pouquinho de esforço podemos produzir em casa. Se a intenção é provar o sabor da fruta, tire de sua cabeça que será de chocolate.
Ela é encontrada dentro do fruto, envolta por uma polpa. Por isso, o primeiro passo após a colheita é quebrar o fruto e extrair as sementes com a polpa. Elas são então colocadas em caixas de madeira chamadas cochos de fermentação e ficam lá por até 7 dias.
O cacaueiro (Theobroma cacao) é a árvore perenifólia que dá origem ao fruto chamado cacau. Pertencente à família Malvaceae, o cacaueiro é originário da chuvosa Bacia do rio Amazonas, na América do Sul.
A colheita de cacau deve ser feita somente de frutos maduros. Com o amadurecimento dá-se uma contração de polpa e as sementes ficam quase livres, presas ao cordão central; desse modo, ao receber pancadas manuais, o fruto emite um som característico.
São feitos três tipos de poda no cacaueiro: • A poda de formação, que serve para dar forma e equilíbrio à planta e consiste na retirada de brotos e galhos indesejáveis. A poda de manutenção, que dá condições de produção à planta, por meio de eliminação dos ramos doentes, secos, sombreados ou malformados.
O período compreendido entre a polinização e o amadurecimento do fruto varia de 140 a 205 dias, com uma média de 167 dias. O índice de frutos (número de frutos necessários para obter 1 kg de cacau comercial) é, em geral, de 15 a 31 frutos.
Espaçamentos: diversos, em função da fertilidade do solo e dos objetivos da exploração econômica, podendo variar entre 1.
A rentabilidade, por outro lado, é alta. "Analisando o período de plantio ao 6º ano, um hectare de café com produtividade média de 41 sacas, oferece uma renda ao produtor rural equivalente a 10 hectares de soja, por exemplo, com produtividade de 45 sacas por hectare", afirma Guarido.