Este post ajudou você? Então, aproveite para seguir a Vittude no Instagram e assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de mais conteúdos bacanas e novidades!
Em caso de crise, ligue para 141 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
Minha jornada com o autoconhecimento e a busca de bem-estar se iniciou por necessidade. Comecei da forma mais difícil, sofrendo e andando em círculos sem saber que direção tomar. Foram vários anos vivendo no mal-estar, tentando alcançar o mais ou menos. Nessa época eu nem imaginava que o bom, o ótimo e o incrível eram opções viáveis para se viver.
Já os otimistas são as pessoas positivas, confiantes e esperançosas de que coisas boas acontecerão. Quem tem otimismo não considerada nada como impossível e sempre tem fé em alcançar o lado mais favorável em todas as situações.
Por que ser feliz? Conheça 6 razões para cultivar a felicidade e ter mais saúde
O pessimista é portador de doses cavalares de ressentimentos, que acaba colocando a culpa nos pais, no cônjuge, no terapeuta, no médico, no patrão, no padre ou até mesmo em Deus ou nas divindades. Ele necessita de ajuda terapêutica e espiritual para curar a origem inconsciente dessa incredulidade.
Portanto, o otimista não é uma pessoa que tenta “tapar o sol com a peneira”, desejando adiar as responsabilidades de resolver as coisas no presente para o futuro. E não utiliza métodos indevidos para tentar ocultar os problemas.
Motivação – como manter-se motivado e alcançar suas metas
Na filosofia refere-se às doutrinas adeptas da supremacia do mal sobre o bem, que adotam atitudes de escapismo e imobilismo. Manifesta-se através de um sentimento ruim, que pode sobrepor às coisas boas da vida, entre elas: alegria, amizade, solidariedade e parceria. Essa é uma visão que insiste em minar qualquer possibilidade de resultado positivo de felicidade individual e coletiva.
O pessimismo - condição de quem é pessimista - pode ser interpretado, em alguns casos, como um mecanismo de defesa do indivíduos. Usando como referência frustrações observadas ou de experiências passadas, a pessoa tende a esperar sempre pelo pior na tentativa de não criar expectativas que acabem por não ser realizadas, gerando decepções emocionais, por exemplo.
Otimista é um adjetivo e substantivo de dois gêneros, que significa aquela pessoa que se revela confiante, esperançosa e positiva. É o indivíduo que é partidário do otimismo, e otimismo é a disposição que as pessoas desenvolvem para apreciar todas as coisas pelo lado bom.
Imagem de capa: Shutterstock/Mila Supinskaya Glashchenko
Os otimistas produzem e realizam muito mais, pois é natural que estejam em constante movimento. Não estacionam num ponto simplesmente porque se sentem bem. Buscam novos desafios, pois entendem que a vida é um constante crescimento. A vida do otimista é mais leve e o sorriso é muito mais presente em sua vida.
Em um determinado momento da minha carreira, havia um projeto muito importante a ser executado numa empresa em que eu trabalhava. Por conta da grave crise econômica, uma unidade em um país estrangeiro teria que ser fechada. Era uma situação triste, além disso, fechar uma unidade era algo muito difícil de se fazer naquele país, porque em diversos casos, até o governo se envolvia nestes processos, tentando impedir que isso acontecesse. Em resumo, muitos tentaram e poucos conseguiram.
O otimista não é nenhum sonhador ou alguém que acredita que o mundo é feito apenas de boas notícias. É alguém que busca construir um padrão mental focado em resultados e conquistas. Que sabe que o mundo é feito de constantes escolhas e que é possível sempre buscar as melhores opções. O otimista entende que, mesmo em situações negativas e inesperadas, pode-se tirar uma boa lição e transformar o que aparentemente é ruim em algo melhor. É uma pessoa transformadora, realizadora, que sabe que tem o poder de modificar a sua realidade com suas ações.
Se você encontrar uma pessoa pessimista e outra otimista que já viveram bastante e estão no fim de sua vida e perguntar sobre sua história, você terá duas perspectivas bem diferentes. Cada uma teve experiências e percebeu os acontecimentos de acordo com suas crenças e aquilo que atraíram para si mesmas.
O pessimista pode errar suas previsões desastrosas mil vezes, basta que ele acerte em uma delas para justificar e alimentar todo o seu pessimismo. É o famoso “eu sabia que não funcionaria” ou o “eu não disse que isso não era para você” do pessimista. Por mais que o pessimista vivencie bons acontecimentos, ele os enxerga como um acaso e logo se prepara para uma onda de problemas.
A vida com seus altos e baixos impõe uma série de obstáculos, esperando soluções aos nossos desafios. Aliás, se tiver um ou mais pessimista em nossas relações, as dificuldades irão ficar mais pesadas para se resolver. O cético acredita – que tudo vai dar errado – e quer nos contaminar com esse pensamento em relação à vida e ao mundo.
Atualmente também faço análise corporal para entender a história de cada pessoa, como ela se comporta, quais suas limitações e potencialidades. Tudo isso fica registrado no corpo humano e na forma como agimos. Com isso é possível se aprofundar e entender muito a individualidade de cada pessoa. Cada um tem uma maneira de ser, agir e sentir. Entender a si mesmo é a chave para entrar numa realidade de bem-estar e prosperidade.
Mas não devemos acreditar que ser otimista é a solução “mágica” das adversidades. Juscelino Kubitschek tinha um lema sobre isso: “Otimista pode até errar, mas o pessimista já começa errado”. O ex-presidente enfrentou uma forte oposição ao construir Brasília, que foi erguida no meio do cerrado, em menos de quatro anos, a partir de uma concepção modernista de urbanismo e arquitetura.
Tem gente que defende que os otimistas são sonhadores e os pessimistas realistas. Mas também tem pesquisas importantes que descobriram que pessoas otimistas vivem mais do que pessoas pessimistas, pelo simples fato de enxergarem a realidade de forma “mais colorida” e por isso serem mais felizes.
Além dos conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa.
Convivemos com um velho comportamento, que tem um enorme prazer de complicar o nosso cotidiano, que se chama pessimismo. É aquele mórbido estado de espírito contrário ao otimismo, em olhar a vida sempre pelo lado agourento do mundo dos adultos.
Millôr Fernandes: “É melhor ser pessimista do que otimista. O pessimista fica feliz quando acerta e quando erra”. ... Nada se pode levar a efeito sem otimismo”.
Está no dicionário, no Google, em toda a nossa natureza: “Otimismo é a disposição que certas pessoas desenvolvem para apreciar todas as coisas pelo lado bom.” E “otimista” é quem se revela “confiante, esperançoso e positivo. Quem acredita que tudo vai dar certo, que nada é considerado impossível.
Veja a seguir as dicas da coach para desenvolver o otimismo na prática.
Como trabalhar a mente para pensar positivo?
7. Pensamento positivo leva à mudança de hábitos. Uma análise realizada na Universidade de Manchester examinou 41 estudos sobre autoafirmação e concluiu que as afirmações positivas induzem à autoaceitação e à mudança de comportamento.
Calma, dá uma olhada nessas 20 dicas para ser mais positivo e levar uma vida mais feliz que fica fácil!
Se vemos a nossa vida como algo externo a nós, estaremos deixando o nosso bem-estar nas mãos da sorte ou do azar. Este ponto de vista é generalizado, como se só pudéssemos ser felizes ou desfrutar das situações nos momentos de alegria que a vida traz, como se não fôssemos capazes de produzi-los por nós mesmos.
Busque, respeitando as suas individualidades, prazer naquilo que você faz. Alimente-se bem, de maneira saudável, faça atividades físicas regularmente e procure algum hobby, como viajar, por exemplo. Essas experiências sempre ajudam a formar novas visões de vida.
A pessoa positiva é aquela que observa a vida como um presente, que desfrutam do momento, que valorizam o lado positivo da realidade e não pensam em acontecimentos negativos, enfrentam a vida com confiança e esperança, mas que também confiam em seus próprios recursos pessoais para fazer frente às adversidades.
5 passos para você atrair positividade em sua vida
Portanto, o truque para permanecer positivo em torno de uma pessoa negativa é fazer com que ela aumente a sua frequência ao seu redor, e não aceitar diminuir a sua própria. Como fazer isso? Para fazer com que a outra pessoa eleve a frequência na sua presença é preciso entender de quem é a energia mais forte.
7 maneiras de transformar energia negativa em positiva
A energia positiva é como um ímã que produz amabilidade, coragem, valentia, superação e força. Por outro lado, a energia negativa causa decepção, autocompaixão, sofrimento, solidão e tristeza. Quando está em uma fase de energia positiva, sente que tudo em sua vida flui melhor.
Como deixar de ser negativo: adote hábitos para acabar com a negatividade