Se duas amostras de um mesmo material com massas diferentes forem expostas à mesma variação de temperatura, a amostra de maior massa terá maior capacidade térmica, uma vez que essa grandeza é diretamente proporcional à massa do corpo.
Um corpo ao receber calor pode eventualmente mudar seu estado de agregação. Um corpo ao receber calor poderá tratar esse calor de duas formas: - Elevar a temperatura interna e a agitação das moléculas. - Mudar de estado físico.
A energia transferida é chamada calor. Assim, a temperatura de um corpo, sua energia térmica e a agitação de suas partículas alteram-se quando esse corpo recebe ou cede calor. A transferência de calor somente termina quando os dois corpos em contato atingem a mesma temperatura, um estado denominado equilíbrio térmico.
Resposta: Um corpo ao receber calor pode eventualmente mudar seu estado de agregação.
Resposta. Resposta: A) Falso- Quanto maior a energia cinética média das partículas, maior a temperatura do corpo. A temperatura mede o grau de agitação (energia cinética) das moléculas de um corpo.
Para que a temperatura se altere deve ocorrer uma variação do calor, ou seja, se o corpo absorver calor sua temperatura aumentará e se o corpo perder calor sua temperatura diminuirá.
Observe que, com o aumento da temperatura, ocorre um aumento da energia cinética média das moléculas, havendo uma distribuição dessa energia. Isso faz com que haja mais moléculas com energia suficiente para reagir, o que acarreta no aumento da velocidade da reação.
O resultado disso é um aumento no tamanho do objeto, ou seja, quando aquecido, ele sofre uma dilatação. Observe a figura abaixo: O aumento de temperatura provoca um afastamento das moléculas e um consequente aumento do tamanho do corpo.
Em decorrência do aumento da temperatura, os corpos sofrem dilatação térmica. Quando um corpo recebe calor, a sua temperatura pode sofrer uma variação. ... O aumento da agitação molecular do corpo causa uma variação de seu tamanho.
O aumento do volume de uma material provocado pelo aquecimento se chama dilatação térmica. Interrompido o aquecimento, a barra irá resfriando gradualmente e, enquanto isso ocorre, irá voltando ao volume original. A redução do comprimento de um material quando sua temperatura diminui é denominada contração térmica.
O processo de contração e dilatação dos corpos ocorre em virtude do aumento ou diminuição do grau de agitação das moléculas que constituem os corpos. Ao aquecer um corpo, por exemplo, ocorrerá um aumento da distância entre suas moléculas em consequência da elevação do grau de agitação delas.
A dilatação térmica acontece quando um determinado corpo sofre um aumento na sua temperatura, resultando no aumento do seu volume. Isso acontece porque no momento em que a temperatura é aumentada, as moléculas presentes nesse corpo, se agitam e geram o aumento da distância entre elas.
A dilatação térmica dos sólidos ocorre quando um corpo tem sua temperatura aumentada. Assim, o grau de agitação de suas moléculas também aumenta, aumentando também a temperatura e, consequentemente, variando suas dimensões. Dilatação térmica é um fenômeno físico decorrente do aumento da temperatura de um corpo.