b) A produção literária do Arcadismo brasileiro constitui-se sobretudo de poesia, que pode ser lírico-amorosa, épica e satírica. c) O árcade recusa o jogo de palavras e as complicadas construções da linguagem barroca, preferindo a clareza, a ordem lógica na escrita.
A linguagem do Arcadismo era objetiva. ... Diferente do movimento Barroco que se apropriava das figuras de linguagem, como a metáfora, a antítese e o paradoxo, a linguagem do Arcadismo era literal. O Arcadismo, também conhecido como Setecentismo ou Neoclassicismo, surgiu no século XVIII.
Contexto Histórico O Arcadismo (ou Neoclassicismo) surge em 1756 com a fundação da Arcádia Lusitana: movimento de reação ao Barroco. O Arcadismo procurava restabelecer o equilíbrio, a harmonia e a simplicidade da literatura renascentista, rompida pelo período da contra-reforma protestante.
Arcadismo no Brasil Influenciado pela independência dos EUA, pela opressão administrativa portuguesa, pelo ocasional declínio do ouro e pelas ideias dos filósofos do século das luzes, um movimento iniciou-se no Brasil: a Inconfidência Mineira buscava a independência do Brasil.
No Brasil, o Arcadismo chega numa época em que os ecos de liberdade vindos da Europa e dos Estados Unidos provocam um verdadeiro frenesi entre os intelectuais. A independência das treze colônias norte-americanas desencadeia a Inconfidência Mineira, em 1789, e é no interior dela que nasce o arcadismo brasileiro.
Oposição ao Barroco O Arcadismo se opõe ao Barroco, porque é simples e não exagerado como as obras barrocas. A expressão em latim inutilia truncat, que significa “cortar o inútil”, transmite o desejo dos árcades em deixar de lado os exageros - que eles consideram inútil - para manter o equilíbrio nas suas obras.
A natureza no Arcadismo é simplesmente um cenário, algo como um plano de fundo para o que se passa nos ambientes árcades. ... Já no Romantismo, a natureza é muito mais do que um cenário estático.
Resposta. O exagero. Os poetas árcades preferiam uma linguagem mais simples e que todos pudessem entender.
No Romantismo, a natureza aparece como: um cenário cientificamente estudado pelo homem; a natureza é mais importante que o elemento humano. um cenário estático, indiferente; só o homem se projeta em busca de sua realização. um cenário sem importância nenhuma; é apenas pano de fundo para as emoções humanas.