No cargo de Técnico em Patologia Clínica se inicia ganhando R$ 1.
Para o bom clínico, a patologia representa um meio de apoio e de confirmação de diagnósticos. Para o patologista (profissional treinado para reconhecer morfologicamente as lesões), a patologia é o estudo das lesões decorrentes das doenças.
No país, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica é responsável pela certificação deste médico. Para receber desta instituição o Título de Especialista em Patologia Clínica, o profissional precisa ter como pré-requisitos a graduação em Medicina e residência médica na área de Patologia.
R$ 3.
O curso é disponibilizado nas modalidades presencial e a distância (EaD), e tem duração média de um ano, mas esse período pode ser maior a depender do foco e objetivos da instituição de ensino que o disponibiliza.
Os médicos patologistas após a conclusão da faculdade de Medicina e devem ter pelo menos 3 anos de educação médica avançada em um programa de treinamento em Residência Médica para serem elegíveis para os exames de certificação. Os patologistas brasileiros são certificados pela Sociedade Brasileira de Patologia – SBP.