R$ 9.
Ser engenheiro devidamente registrado no sistema CREA/CONFEA, com carteira profissional sem restrição de atuação nas sub-áreas da engenharia geotécnica (tais como fundações, barragens, pavimentos etc.). II. Ser associado da ABMS por, no mínimo, cinco anos consecutivos e em dia com as anuidades.
É um ramo da Civil que trata de projetos ou construção de obras que dependem do comportamento dos solos e/ou das rochas, a chamada “Interação Solo- Estrutura”. Solo é todo material da crosta terrestre escavável por rneio de pá, picareta, escavadeira, etc. sem o auxílio de explosivos.
É preciso lembrar que a geotecnia estuda o comportamento dos solos e das rochas em relação às ações do homem. Sua aplicação é importante em inúmeras situações, como na prevenção de desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos e problemas estruturais em edificações.
Por definição, Geotecnia é a aplicação de métodos científicos e princípios de engenharia para a aquisição, interpretação e uso do conhecimento dos materiais da crosta terrestre para a solução de problemas de engenharia.
A Geotecnia Ambiental é uma especialidade da subárea de Geotecnia, situada na área da Engenharia Civil. Esta especialidade contém todos os diferentes ramos das Mecânicas dos Solos e das Rochas; considerada uma ferramenta adaptada para investigar, entender e evitar problemas geotécnicos.
A geotecnia estuda o comportamento do solo e das rochas em decorrência das ações do homem. Não há construção sem um prévio estudo geotécnico. “O terreno é bom, não precisa fazer sondagem”.