Foram sistemas socioeconômicos rivais na Guerra Fria o capitalismo de modelo estadunidense e o socialismo soviético.
Porque recebeu esse nome? A guerra é chamada de fria porque não houve verdadeiramente uma guerra ou conflitos de fogo direto entre os EUA e a URSS, dada a inviabilidade de uma vitória em uma batalha nuclear.
A Guerra Fria surgiu no contexto pós-Segunda Guerra Mundial, em que os dois maiores vencedores (Estados Unidos e União Soviética) passam a ser pólos globais de influência política e econômica.
após o fim da segunda grande guerra mundial,houve uma bipolarização mundial ,e seus pólos eram URSS(socialismo) e. ... por isso surgiu essa guera,e ficou conhecida "guerra fria"porque não ocorreu confronto direto(não entre os dois países representantes)houve apenas disputas em campo diplomático .
A Guerra Fria ocorreu entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991).
Resposta. Os Estados Unidos. Por conta de dois fatores importantes: a vitória na corrida espacial ( os estados unidos foi o primeiro país a mandar um homem a lua ) e por conta do enfraquecimento do socialismo que fez com que a União Soviética se fragmenta-se.
As principais consequências foram as seguintes: - Rompimento de relações comerciais com a União Soviética. - Aumento no Brasil, principalmente durante a Ditadura Militar, das perseguições aos defensores do socialismo. - Aumento da influência política e econômica dos Estados Unidos no Brasil.
As principais consequências foram as seguintes: - Rompimento de relações comerciais com a União Soviética. - Aumento no Brasil, principalmente durante a Ditadura Militar, das perseguições aos defensores do socialismo. - Aumento da influência política e econômica dos Estados Unidos no Brasil.
Resposta. A Guerra Fria foi uma disputa pela superioridade mundial que aconteceu entre os estados unidos e URSS logo apos a segunda guerra mundial, a guerra fria recebeu esse nome por ter sido uma intensa guerra econômica, as consequências foram problemas políticos, econômicos e culturais.
Resposta: No Brasil, a Guerra Fria também trouxe consequências marcantes. Uma delas foi o rompimento de relações diretas com a URSS e, consequentemente, o aumento da dependência com os Estados Unidos. Além disso, durante esse período, ocorria em nosso país a Ditadura Militar.
Após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil integrou o bloco capitalista, no entanto, a partir de 1961 o presidente João Goulart (Jango) desenvolveu uma política externa independente do apoio das superpotências da Guerra Fria. Jango fortaleceu os movimentos sindicais, estudantis, camponeses e populares.
A partir da Guerra Fria que deu-se a industrialização no Brasil, que por sua vez, declarou seu apoio ao capitalismo americano. Com isso, o presidente Getúlio Vargas criou leis trabalhistas para os empregados, dá se a formação dos sindicatos.
Após a II Segunda Guerra Mundial, dois países emergiram como superpotências mundiais: os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Essas potências se rivalizaram e disputaram, na segunda metade do século XX, a hegemonia global.