Segundo o portal Vagas.com.br, o salário de um professor universitário varia entre R$ 3.
Quem tira o diploma de Matemática é bastante versátil enquanto profissional, e pode trabalhar em diversas áreas, como a de pesquisa, de tecnologia, financeira, econômica e de física.
Conheça algumas das principais características do professor e veja se você se encaixa nesta profissão!
Essa realidade mudou e hoje é preciso ter, no mínimo, uma pós-graduação lato-sensu (especialização) para atuar em faculdades privadas e no mínimo uma pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) para ser professor em universidades públicas federais.
Para saber como dar aula em escola publica é importante entender que para exercer a função a principal exigência é ser graduado em pedagogia ou alguma licenciatura. Obviamente, que haverá variações de acordo com o grau de ensino que você deseja atuar.
Para dar aulas é necessário formação em Pedagogia ou licenciaturas específicas. Especialização, mestrado e doutorado podem render aumentos de salário como retribuição. Em geral o professor entra na escola pública através de concurso público.
O que diz a lei O profissional graduado precisa ter, no mínimo, uma pós-graduação lato sensu (especialização) para atuar como docente no ensino superior privado, bem como uma stricto sensu (mestrado ou doutorado) para atuar como professor efetivo em universidades públicas federais.
Pensando nisso, preparei esta lista com dicas que podem ser úteis para um iniciante na EJA:
Sua tarefa é estimular jovens e adultos lhes proporcionando acesso à sala de aula. O professor da EJA deve redirecionar concepções e conceitos em sua organização pedagógica, considerando as especificidades desse segmento.
O professor da EJA deve ter um olhar diferente, de compreensão e Page 9 Diálogos Pertinentes – Revista Científica de Letras 72 equilíbrio, considerando as vivências e experiências de seus alunos, tendo um papel fundamental para evitar novas situações de fracasso escolar.
Ensinar jovens e adultos pressupõe um envolvimento maior do professor com seus alunos. Ele precisa se aproximar, ouvir, conversar, compreender os problemas (da aprendizagem e da vida) e estimular seus educandos. Sem esse tête-à-tête, qualquer esforço será em vão.
A formação de professores voltada à EJA visa aperfeiçoar técnicas pedagógicas, metodologias de ensino que possibilitem a permanência desses educandos na escola, proporcionando-lhes um ensino significativo, que os levem à análise crítica dos fatos abordados em sala de aula e do seu meio social.
O educador precisa ter consciência de que o público da EJA é formado por pessoas diferentes com um leque de necessidades e dificuldades também distintas. ... Na prática pedagógica, a empatia deve se estabelecer na relação educador e educando e representa um fator importante para o sucesso da aprendizagem.
4 CULTURA E DIVERSIDADE: Perfil dos alunos e alunas de EJA São jovens e adultos que por sua experiência de vida são possuidores de um saber sensível, o que os diferencia dos demais, sendo em sua grande maioria receptiva para novas aprendizagens.
O aluno da EJA precisa ter possibilidades de se inserir no universo do mundo letrado, onde o aluno se sinta realizado. Contudo isso o educador deve entrar numa concepção de ensino que, valorize esse aluno, fazendo-o sentir-se valorizado, capaz de aprender, de até ensinar.
Os alunos do EJA são marginalizados, sofrem preconceito, vergonha, críticas e tais problemáticas estão presentes tanto na vida em comunidade como na família. Assim, saber educar é muito mais que transmitir um conteúdo de um livro didático, descontextualizado com a realidade do aluno.
No cotidiano escolar muitos são os desafios enfrentados pelos alunos da EJA na busca por um ensino com qualidade, como exemplo, a diversidade cultural, a diferença de idades entre os alunos, equacionando dificuldades de estabelecerem boas relações, a superação do analfabetismo digital, o cansaço, a formação ...
Dentre os motivos para a não conclusão do curso de EJA, os principais foram: o horário das aulas não era compatível com o de trabalho ou para procurar trabalho (27,9%); ou com o dos afazeres domésticos (13,6%); não havia curso próximo à residência (5,5%); não havia curso próximo ao local de trabalho (1,1%); não teve ...