R$ 1.
Quais são as situações que fazem o estudante perder a bolsa do Prouni?
Se o estudante não fizer a sua matrícula no prazo determinado no cronograma da seleção, ele perderá o direito à bolsa de estudo. Além disso, caso o estudante perca o período de matrícula ou rematrícula, ele também estará sujeito ao cancelamento da bolsa.
Os bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) devem comparecer ao Atendimento CRA para assinatura do Termo de Atualização de Usufruto da Bolsa ProUni. O procedimento é um requisito do Ministério da Educação para a manutenção da bolsa e é obrigatório para todos os alunos bolsistas.
1. Condições exigidas
Se você já foi bolsista do ProUni e concluiu a graduação, não pode mais concorrer a uma bolsa do Governo. A regra é clara: quem já se formou não pode participar do Programa.
Acesso ao Sisprouni Para acessar o sistema, deve-se clicar sobre o botão “Yes”. Após o acionamento do botão “Yes”, o sistema irá apresentar uma tela em que são dispostos os certificados instalados no computador utilizado.
O Sisprouni é um sistema informatizado do Prouni que contém todas as informações sobre os bolsistas e das instituições de ensino que participam do programa.
Por quanto tempo a bolsa do Prouni é válida? A bolsa é válida para até o dobro do tempo normal de duração do curso escolhido, se um curso dura 4 anos, a bolsa pode ser estendida para até 8 anos e quando concluído, o estudante deve solicitar o encerramento da bolsa.
A transferência da bolsa Prouni só pode ser realizada para outra graduação da mesma área do conhecimento, não importa de você vai mudar de ênfase, turno ou instituição. Isso significa que se você estiver cursando Direito, não poderá mudar para Medicina, por exemplo.
Se conseguir a bolsa integral do ProUni, as mensalidades saem de graça. Se conseguir a parcial, o programa funciona apenas como uma bolsa de descontos. O aluno ainda terá que pagar o restante. Já a inscrição é sempre gratuita.
Ao se formar, o bolsista do ProUni (parcial ou integral) não precisa devolver o valor pago pelo Governo.
Todo ano, são concedidas mais de 250 mil bolsas. Os candidatos são escolhidos a partir da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar do processo seletivo, além de atingir a pontuação exigida no Enem mais recente, é obrigatório cumprir alguns requisitos de escolaridade e renda familiar.
Não. Se você já tem uma bolsa de 50% do ProUni e gostaria de conseguir outra bolsa parcial do Programa para completar o valor da mensalidade, deve buscar uma outra solução. Isso porque um mesmo estudante não pode acumular duas bolsas do ProUni.
Um desempenho de 450 pontos no Enem e nota maior do que zero na redação são suficientes para fazer a inscrição do ProUni. No entanto, para passar nos cursos mais concorridos, como Medicina, Direito e Engenharia, é fundamental ter uma nota bem superior ao mínimo exigido.