12 dias
“A maneira que a gente faz isso é aumentando o 'comprimento do dia'. Quer dizer, oferecendo luz para o animal num período acima de 14 ou 15 horas, sendo o ideal 16 horas. Mesmo que o dia escureça, nós oferecemos ainda mais algumas horas de luz e isso é o suficiente para estimular a parte reprodutiva da égua.
Durante o cio, a égua normalmente fica receptiva ao garanhão, afastando lateralmente os posteriores, elevando a cauda e urinando uma boa quantidade com odor característico. Em seguida, ela contrai a parte inferior da vulva, o que expõe o clitóris. Ela rejeita o garanhão abaixando as orelhas podendo morder e dar coices.
Para mudar esse quadro, temos uma dica para diminuir o tempo de parto e antecipar o período de fertilidade da vaca na propriedade. Passados os 45 dias do parto, o produtor deve fazer um desmame temporário. O bezerro será separado da matriz em outro pasto, onde a vaca não o possa ver, sentir o cheiro e nem o ouça.
A vaca de corte, do ponto de vista produtivo, é um dos animais mais ineficientes que existem. As mais eficientes produzem um único bezerro por ano, mas no Brasil, em média elas produzem um bezerro a cada 15 meses! Para piorar, a idade média ao primeiro parto das vacas brasileiras está entre três e quatro anos de idade.
Posologia e Modo de usar: Administrar em vacas leiteiras no período de lactação, 1 seringa de 2 mL (500 mg de BST-r) a cada 14 dias, por via subcutânea, na fossa ísqueo-retal previamente desinfetada, alternando-se os lados esquerdo e direito a cada aplicação.
Deve ser aplicado por via subcutânea, a cada 14 dias, seguindo-se os procedimentos de desinfecção normalmente indicados para essa via de aplicação. Para facilitar a injeção, recomenda-se deixar que as seringas atinjam a temperatura ambiente (15-30 graus C) antes da aplicação.
Aplicar por via intramuscular e iniciar a ordenha 5 a 10 minutos após, de maneira lenta e gradual. 3 - Prolapsos uterinos (casos recentes): Aplicação epidural (vacas e éguas) associado a anestésico para obter a contração do útero antes de sua redução.
As minhas três dicaspara produzir mais leite são as seguintes:
Para vacas de alta produção leiteira ou animais confinados, forneça silagem de milho ou sorgo à vontade. Uma regra prática para determinar a quantidade de volumoso a ser fornecida é monitorar a sobra ou o excesso que fica no cocho.
A domperidona é um fármaco aprovado, no Brasil, para uso como gastrocinético, com propriedade de elevar a prolactina sérica devido ao efeito antidopaminérgico.
Uso de Domperidona na gravidez e amamentação A dose máxima relativa para o lactente (em %) é estimada como 0,1% do peso materno ajustado à dose. Não se sabe se isto é nocivo ao recém-nascido. Por essa razão, não é recomendado que você amamente se estiver tomando este medicamento.
Normalmente após 30 minutos a domperidona começa a fazer efeito.
A domperidona deve ser tomada 15 a 30 minutos antes das refeições e, se necessário, ao deitar. Para adultos e adolescentes com peso superior a 35 Kg, é recomendada a dose de 10 mg, 3 vezes ao dia, por via oral, não se devendo exceder a dose máxima de 40 mg.
A domperidona é uma droga com ação antidopaminérgica, pois ela age impedindo a ligação do neurotransmissor dopamina ao seus receptores D2. Essa inibição da ligação da dopamina aos receptores D2 provoca os seguintes efeitos: Aumento da peristalse do esôfago, o que acelera a passagem dos alimentos em direção ao estômago.
A dose de Domperidona deve ser a menor dose eficaz. A dose diária total é dependente do peso corpóreo. Geralmente, a duração máxima de tratamento não deve exceder uma semana para o tratamento de náusea aguda e vômito. Para as outras indicações, a duração inicial do tratamento é de até quatro semanas.