Uma xícara de pipoca estourada com ar quente ou água possui apenas 31 calorias, com um grama de fibra e proteína, 0,5 grama de gordura e 6 gramas de carboidrato. Para um lanche da tarde ou ceia, você pode consumir três ou quatro xícaras com tranquilidade, sem exagerar no valor energético.
O consumo de 100 gramas de pipoca por dia pode suprir 13% do ideal de ingestão diária de polifenóis. Uma xícara de 25 gramas de pipoca estourada com óleo tem 125 calorias, 14 gramas de carboidrato e 2,7 gramas de fibra – aproximadamente 10% da recomendação diária deste nutriente.
Comer pipoca de madrugada (para não assaltar a geladeira) Como ela possui muitas fibras aumentamos o tempo de digestão no estômago levando a uma maior saciedade no indivíduo. Por isso, quando bater aquela fome de madrugada, a pipoca é uma escolha inteligente.
Não existem estudos que comprovem a eficácia de trocar um jantar ou refeição noturna por uma porção de pipoca para auxiliar no emagrecimento. O ideal é que a dieta seja balanceada em todos os nutrientes a fim de manter uma perda de peso saudável e com real perda de gordura.
Super casca - Os pesquisadores descobriram ainda que a casca crocante da pipoca tem a mais alta concentração de fibra, substâncias que contribuem para o bom funcionamento do intestino. Com isso, o alimento também auxilia na digestão , prolongando, assim, a sensação de saciedade.
Os melhores óleos para se fazer pipoca são:
A pipoca saudável deve ser preparada na panela apenas com um fiozinho de azeite ou óleo de coco para estourar o milho. Outra opção é colocar o milho para estourar no micro-ondas, dentro de um saco de papel com a boca fechada, sem adicionar nenhum tipo de gordura.
O modo de preparo é muito simples. Esquente uma panela vazia, sem o milho e nem óleo, de 3 a 5 minutos em fogo alto. Coloque o milho na panela e abaixe o fogo para temperatura média. Mexa bem a panela para não correr o risco de queimar.
Coloque o milho e a água em uma panela e leve ao fogo alto com a panela destampada até secar a água. Diminua o fogo, misture os grãos com uma colher até dourar. Tampe, agite e deixe estourar. Tempere com ervas e sirva.
Como fazer pipoca de panela:
Pipoca no fogão
Na hora de colocar na panela, tente organizar os grãos no fundo para todos passarem pela mesma quantidade de calor. Provavelmente, a quantidade de pipoca vai ser pouca, mas é melhor parar o filme na metade para fazer mais do que ter um balde cheio de milho não estourado. Fique atento à temperatura do fogão.
Mantenha a panela tampada em fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos até que o tempo entre um estouro de pipoca e outro seja maior que 2 segundos. A cada 2 minutos, segure a panela pelas alças, levante e mexa delicadamente fazendo movimentos circulares - assim os grãos de milho estouram por igual.
Mecha a panela para que todos os milhos fiquem engordurados. Deixe o milho fritar um pouco, e então, tampe a panela. Quando a pipoca começar a estourar, mecha a manivela da pipoqueira até o intervalo entre um estouro e outro ficar espaçado. Neste momento, você já pode desligar o fogo.
Basta colocar apenas milho em sua pipoqueira elétrica ou no microondas. Após todos os milhos estourarem, coloque a pipoca dentro de um recipiente e adicione, de forma uniforme, o azeite ou manteiga derretida.
E pra preparar a pipoca na pipoqueira elétrica é super simples! Você só precisa colocar o milho nela, deixar uma tigela embaixo da pipoqueira e ligar ela na tomada. Pronto, rapidinho sua pipoca sai crocante!
Para usar a sua pipoqueira da Mondial, basta seguir as seguintes etapas:
Já te respondendo de uma vez. Não, não pode fazer pipoca doce na pipoqueira elétrica. ... A pipoqueira elétrica foi pensada para você não precisar usar óleo e nenhuma outra coisa, como manteiga, para fazer a pipoca. O funcionamento interno é basicamente ar quente que jogado no milho, que estoura.
Modo de preparo: Encha a tampa medidora da Pipoqueira Britânia com milho especial para pipoca e despeje no compartimento de milho do produto. Coloque a tampa no seu lugar e posicione um pote na saída da pipoca. Ligue a pipoqueira e aguarde até que elas parem de estourar. Reserve-as.
Numa pipoqueira coloque todos os ingredientes, com ela ainda aberta (sem a tampa da pipoqueira) mexa até ficar o açúcar derretido, tampe e continue a mexer, não deixe muito tempo no fogo, quando começar e estourar preste atenção, se deixar muito tempo, a pipoca vai queimar.