Já a vacina antirrábica tem o custo médio de R$ 50,00.
Vacinar contra raiva custa R$ 40 em clínicas particulares.
Antirrábica, uma proteção importante Outra vacina para gatos que não pode faltar na carteirinha do seu bichano é a antirrábica. Geralmente, ela é aplicada quando o pet está com 12 semanas de vida, ou após a última dose da polivalente. Essa defesa é importante porque protege contra uma grave doença: a raiva.
Postos de saúde oferecem dose; animais devem ser imunizados todo ano. Em caso de mordida de cachorro ou gato, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas procurem logo um posto de saúde para tomar a vacina contra a raiva. São aplicadas até cinco doses, dependendo do caso.
Unidades onde o serviço é prestado
De maneira geral, após receber uma mordida de gato ou de qualquer outro animal, é aconselhável lavar o local da ferida com água e sabão, fazer uso de antissépticos para diminuir a inoculação de patógenos e, se for preciso, ir a um pronto-socorro, principalmente se a mordida for proveniente de um animal de rua ou do ...
A profilaxia deve ser realizada por 3 a 5 dias. O antibiótico de primeira escolha para mordeduras de cães e gatos é a amoxicilina-clavulanato. Alternativamente pode ser utilizada a associação de doxiciclina, sulfametoxazol-trimetoprim, penicilina oral, cefuroxime ou moxifloxacin e metronidazol ou clindamicina.
Mesmo sem sinais claros de infecção é necessário o acompanhamento médico e o tratamento com antibióticos, como a amoxilina”, diz o especialista.
Apoiar o local da mordida. Aplicar compressa com gelo para obter um efeito de analgésico e anti-inflamatório (sempre com proteção entre o gelo e a pele) movimentando a compressa para evitar lesões na pele causadas pelo gelo.
Mordida por medo Os gatos podem morder caso se sintam assustados, ameaçados ou em perigo. Embora o mais comum seja utilizarem as unhas, mordidas também são uma defesa que eles podem utilizar. Identificar um gato assustado é bastante fácil: orelhas para trás, arrepios, movimentos repetitivos, etc.
O gato também pode morder pernas, tornozelos ou outra parte do corpo como forma de demonstrar afeto. No geral, as mordidas de brincadeira costumam ser mais fracas do que aquelas que demonstram desagrado com algo. O problema é que quando crescem, os gatos ficam mais fortes e podem começar a morder com mais força também.
Alguns gatos mordem seus pés ou tornozelos simplesmente porque são agressivos. Isso pode ser devido a problemas de socialização que eles têm desde que eram filhotes ou a um ambiente que gera estresse para eles. Se o seu gato estiver em uma dessas situações, eles podem atacá-lo como uma forma de autodefesa.
Sinais da agressividade felina Entre os principais sinais de gato agressivo, vale destacar: Quando ele está atacando o tutor; Se o gato está rosnando para outros, Gato arranhando ou mordendo visitas.