Características
Como então, usar estes números? Suponha que seu cenário compensado seja o de 15mm com laminação leve (12,3 Kg/m²) e você vai substituir por divinicel infundido à vácuo, também com 15mm (3,9 Kg/m²).
Use um esquadro ou um metro como guia e, no verso do compensado, faça vários sulcos na superfície -- a cerca de 6 mm de distância uns dos outros. Curve a madeira na posição desejada. Preencha os sulcos com cola de madeira. É possível fazer isso primeiro, se o local for ficar inacessível após a curvatura.
Passos
1.Com serra de fita Para conquistar o efeito desejado, faça corte a quina da peça em um ângulo de 45 graus. Em seguida, utilize uma lixadeira para para arredondar os bicos remanescentes. Se você não tiver esse equipamento, pode usar uma lixa comum. Cole-a a um pedaço residual de madeira para facilitar o trabalho.
São chapas constituídas por várias camadas de lâmina torneadas e entrelaçadas e coladas entre si, o que gera um painel com grande resistência à flexão por ser um painel de fibras longas.
O MDP é mais limitado por ser empregado na fabricação de móveis de linhas retas, como prateleiras e divisórias pela dificuldade de usinagem. Sua falta de aproveitamento, no entanto, é compensado pelo custo, que chega a ser 10% a 30% mais barato se comparado ao MDF.
Embora derivem das mesmas espécies de madeiras reflorestadas (pinus e eucalipto) e sejam fabricadas pelo mesmo processo e com idêntica tecnologia, o Medium Density Fiberboard (MDF) tem seu miolo composto por fibras de madeira e o Medium Density Particleboard (MDP) é feito com partículas de madeira.
O MDP é ideal para ser utilizado em móveis retilíneos, que não passam por processos de usinagem e que não precisam de resistência mecânica, tais como mesas, estantes, balcões, armários, etc. MDF – Medium Density Fiberboard ou Fibras de Média Densidade: é um material uniforme, não possuindo camadas como o MDP.
“MDP (Medium Density Particleboard) é um painel de aglomerado constituído de partículas de madeira aglutinadas entre si – com resinas ureicas, principalmente – mediante a ação de temperatura e alta pressão.”
Apesar de sua resistência, as fibras de madeira não são imunes ao efeito da água à longo prazo. Sua exposição contínua à umidade pode sim danificar seu móvel em MDF. Isso acontece quando as extremidades dos painéis começam a estufar e a densidade das fibras perde a qualidade, entortando a madeira.
Para garantir a longevidade do móvel, aplique lustra-móveis a base de silicone incolor em um pano e passe-o pela superfície já seca, seguindo a textura do móvel. Nunca use esponjas mais duras, panos secos (o atrito pode danificar acabamentos mais sensíveis), detergentes e outros materiais abrasivos.
Como armazenar o MDF corretamente?
O armazenamento deve ser feito em lugar seco e coberto, e devem ficar lá de três a quatro meses para que possam secar e contrair-se. A madeira para telhado deve ser estocada em lugares secos e de forma que possam ficar empilhadas em números baixos e sempre na horizontal para não empenarem.
O melhor é deixá-las na horizontal, virando-as de tempos em tempos. Se possível, coloque-as sobre suportes de isopor ou madeira, para que haja ventilação. As peças dos móveis desmontados também pedem cuidados. Não empilhe tudo nem coloque peso em cima delas.
O armazenamento deve ser feito em local seco, com boa ventilação e sem grande concentração de umidade. As chapas devem ser mantidas na horizontal, afastadas do solo por meios de suportes secos e retos.
É muito importante manter a madeira de eucalipto e de pinus em local arejado e com a incidência de raios solares, pois com a diminuição da umidade, será reduzida a possibilidade de uma infestação por cupins.
Primeiro, a madeira fica secando ao ar livre por cerca de 18 meses e, em seguida, permanece 40 dias dentro de uma estufa a 45° C. Haja paciência. “Pelo meu método, o carvalho é colocado diretamente no secador industrial, a temperaturas superiores a 70° C, e seca em 20 dias”, assegura Aguiar.
Embale bem antes de guardar móveis Utilize o papelão ondulado para embalar tudo o que não puder arranhar, e amarre bem para que o papelão não se solte. Já o plástico bolha pode ser utilizado para embalar partes, peças menores ou itens decorativos, sobretudo quando o intuito é protege-los contra a umidade.