EQST

O Que So As Lipoprotenas?

O que são as lipoproteínas?

As lipoproteínas são moléculas formadas por lipídios e proteínas. Sua função é transportar, principalmente, o colesterol e os triglicérides pelo plasma sanguíneo.

O que são lipoproteínas plasmáticas?

As lipoproteínas plasmáticas são partículas esféricas de alto peso molecular, com núcleos de lipídios não po- lares, como ésteres de colesterol e triglicerídios, revesti- dos por moléculas relativamente polares como fosfolipí- dios, colesterol livre e proteínas.

O que é APO aê APO B?

A Apo-A está associada ao colesterol-HDL, facilitando o transporte de colesterol dos tecidos para o fígado ("bom colesterol"). Já a Apo-B é constituinte do colesterol-LDL e é a responsável pela ligação destes aos receptores celulares, podendo levar a acumulação nas artérias e entupimento das mesmas (aterosclerose).

O que é lipídios do sangue elevado?

A dislipidemia é caracterizada pela presença de níveis elevados de lipídios (gorduras) no sangue. Colesterol e triglicérides estão incluídos nessas gorduras, que são importantes para que o corpo funcione. No entanto, quando em excesso, colocam as pessoas em alto risco de infarto e derrame.

Que exame é esse eletroforese de hemoglobina?

A eletroforese de hemoglobina é um exame realizado para medir e identificar os diferentes tipos de hemoglobina que podem ser encontrados no sangue. A hemoglobina é uma proteína dos glóbulos vermelhos responsável por transportar oxigênio para todo o corpo.

Para que serve exame eletroforese?

A eletroforese de proteínas séricas é um exame para medir a quantidade total de imunoglobulina no sangue e diagnosticar qualquer imunoglobulina anormal. Em seguida, é realizada a imunofixação ou imunoeletroforese para determinar o tipo exato do anticorpo anormal (IgG, IgA, IgM ou algum outro tipo).

Como descobrir se tem anemia falciforme?

Diagnóstico: A detecção é feita através do exame eletroforese de hemoglobina. O teste do pezinho, realizado gratuitamente antes do bebê receber alta da maternidade, proporciona a detecção precoce de hemoglobinopatias, como a anemia falciforme.

Como saber se tenho traço de anemia falciforme?

A Anemia Falciforme ou traço falciforme é detectada pelo exame de sangue, chamado eletroforese da hemoglobina. Este exame separa eletricamente as hemoglobinas do sangue, demonstrando a presença da hemoglobina S e outras hemoglobinas. A quantidade normal de Hb em pessoas com Anemia Falciforme é em torno de 6,5 a 9g/dl.

O que o traço da anemia falciforme pode causar?

Apesar de assintomáticos, indivíduos com este tipo de gene podem desenvolver complicações circulatórias, embolia pulmonar e problemas nos rins. Em um estudo revisional, pesquisadores investigaram os possíveis desfechos que portadores do traço falciforme poderiam ter no futuro.

O que é a doença traço falciforme?

Chamamos de “TRAÇO FALCÊMICO”, a ALTERAÇÃO GENÉTICA HERDADA dos pais que não é suficientemente forte para se manifestar como doença. É uma condição na qual a pessoa, apesar de não apresentar anemia em exame de rotina (hemograma), carrega consigo um tipo de hemoglobina anormal, chamada “hemoglobina S”.

Quem tem o traço da anemia falciforme pode engravidar?

A chance de um filho ter a doença falciforme (com os dois genes alterados) é de 25% a cada gestação, de apresentar traço falciforme de 50% e de não apresentar mudança genética de 25%.

Quem tem o traço da anemia falciforme pode doar sangue?

Portadores do traço falciforme (presença de hemoglobina S associada à hemoglobina A no exame de eletroforese de hemoglobina, característico de familiares de pacientes portadores de anemia falciforme ou drepanocitose) podem doar sangue normalmente.

Quem tem os traços da anemia falciforme pode doar sangue?

Indivíduos portadores e com traços de anemia falciforme não podem doar sangue? Depende. A pessoa com anemia falciforme possui uma restrição em relação à doação de sangue por causa da sua taxa de hemoglobina e das hemácias falciformizadas.