e o pagamento de uma taxa diferenciada (registro = R$ 300; porte = R$ 1.
Esta aptidão psicológica é avaliada a partir de um laudo, que é emitido por um psicólogo que ateste que tal pessoa submeteu-se a uma Avaliação Psicológica. E este Laudo, por sua vez, considerará se aquele indivíduo, no momento daquela avaliação, estaria apto ou inapto para o manuseio de uma arma de fogo.
O interessado no registro de posse e arma de fogo, Lei nº 10.
Para a aquisição e/ou porte de arma para o Sistema Nacional de Armas o candidato será submetido à bateria de instrumentos de avaliação psicológica composta de inventário de personalidade, questionário, teste projetivo, expressivo, módulo de informações complementares e dinâmica de grupo, visando aferir a estrutura da ...
Quais são os testes psicológicos mais utilizados?
É composto por uma prova escrita de conhecimento técnico e uma prova prática de manuseio de arma e tiro. Na prova teórica são respondidas 20 questões objetivas e na prova prática o avaliado deverá demonstrar seu conhecimento desde o ato de municiar o armamento até obter o mínimo de acertos necessários.
É um instrumento que avalia (mede ou faz uma estimativa) construtos (também chamados de variáveis latentes) que não po- dem ser observados diretamente. Exemplos desses construtos seriam altruís- mo, inteligência, extroversão, otimismo, ansiedade, entre muitos outros.
O teste psicológico é a avaliação conduzida por psicólogos, os quais procuram identificar tendências de personalidade e de comportamento nas pessoas. E pode ser realizados durante a seleção de candidatos a uma vaga, pois permite identificar se a pessoa tem condições de exercer determinada tarefa ou ocupar um cargo.
Baseado em Wechsler (1999), pode-se distinguir quatro etapas da avaliação psicológica dentro do processo seletivo: seleção de instrumentos (ou planejamento); aplicação; correção e interpretação dos resultados; relato e devolução dos resultados.
Avaliação Psicológica. A avaliação psicológica é um procedimento que visa avaliar, através de instrumentos previamente validados para a determinada função, os diversos processos psicológicos que compõe o indivíduo, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função.
Portanto, no processo de Avaliação Psicológica, entende-se que todas as etapas, desde a identificação dos fenômenos psicológicos a serem investigados, elaboração de hipóteses, estabelecimento do contrato, escolha dos instrumentos e técnicas apropriados ao contexto, le- vantamento de dados, bem como o raciocínio clínico ...
Em geral, em um contexto clínico, uma avaliação compreende entre 4 a 12 sessões para que sejam realizadas entrevistas clínicas, e para que sejam aplicados testes e técnicas padronizados e validados de investigação e observação de comportamentos, funções cognitivas e traços de personalidade.
Nesse momento inicial, o profissional e o paciente devem se conhecer. Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.
Eles devem respeitar os direitos das pessoas à sua privacidade, confidencialidade, auto-determinação e autonomia, consistente com outras obrigações profissionais do psicólogo e com a lei.
Considerando que é de responsabilidade do psicólogo a avaliação e a escolha dos instrumentos, métodos e técnicas no exercício profissional, um dos principais cuidados que este deve ter na escolha de um teste psicológico é consultar o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) com o intuito de verificar se o ...
Quais as respostas fornecidas pela avaliação psicológica?* O processo de avaliação psicológica é capaz de prover informações importantes para o desenvolvimento de hipóteses, por parte dos psicólogos, que levem à compreensão das características psicológicas da pessoa ou de um grupo.
I - Fontes fundamentais: a) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo e/ou; b) Entrevistas psicológicas, anamnese e/ou; c) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.
8.º Constituem modalidades de documentos psicológicos: I - Declaração; II - Atestado Psicológico; III - Relatório: a) Psicológico; b) Multiprofissional; IV - Laudo Psicológico; V - Parecer Psicológico.