O valor da ART OU RRT é cobrado por m² pelo CREA ou o CAU, variando de R$ 80,00 até R$900,00 dependendo do serviço. Com a criação do CAU. Existe algumas alterações em reforma que não são da competência de arquitetos. Para tal tem que ser avaliada qual as necessidades do cliente para uma melhor orientação.
Valor a ser cobrado de 2 à 5% do valor total da obra, se este valor ficar abaixo de 500 reais, o valor será de 500 reais. Não se responsabilize por pouco, pois imagine quanto um advogado cobrará para lhe defender caso ocorra algum problema futuro na reforma ocorrido pela qualidade do serviço.
E quanto custa uma ART? O preço é tabelado pelos CREAs. Embora o valor mínimo seja algo em torno de 90 reais, isso pode variar de acordo com o valor do contrato. Porém, para saber o valor, vale lembrar o que a sigla “ART” significa: Anotação de Responsabilidade Técnica.
A Anotação de Responsabilidade Técnica, conhecida também como ART, é um documento que deve ser emitido por profissionais das áreas de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia, em todos os contratos de execução de serviços ou obras. ...
Preciso ART para troca de pisos e azulejos ? Precisa sim, da ART para troca de pisos e azulejos, pois as intervenções sem as devidas precauções podem causar transtornos sérios, e certos problemas as unidades principais ou próximas.
A troca de piso para quem já está morando no local da reforma é mais doloroso, pois precisa ser feita com planejamento de reposicionamento dos mobiliários existentes ou até mesmo levar os mobiliários para empresas guarda móveis por um tempo. Tudo isso deve ser combinado com antecedência entre o arquiteto e o cliente.
Você pode colocar piso sobre piso sim, principalmente se for um revestimento leve, como cerâmico ou piso vinílico, se for um revestimento pesado como mármore, aí o ideal é o engenheiro civil ou arquiteto fazer um calculo pra ver a sobre carga que irá incidir sobre a laje.
A vantagem de colar uma nova cerâmica sobre a cerâmica existente é a economia de tempo e custo por não ter de demolir o piso existente e fazer a regularização do contrapiso antes de assentar o novo piso de cerâmica. Nesse caso, é imprescindível a utilização da argamassa colante apropriada (ACIII).
O piso sobre piso evita sujeira, entulho e quebra-quebra. O piso sobre piso é ideal para quem mora em apartamento e não quer fazer tanta sujeira e barulho, assim evitando transtornos para os vizinhos.
Para este tipo de aplicação, a argamassa Piso Sobre Piso e Porcelanatos, da Votorantim Cimentos, é a mais indicada. A Votomassa Piso Sobre Piso e Porcelanatos pode ser utilizada para assentamento de cerâmicas e porcelanatos diretamente nos seguintes substratos: Argamassa de revestimento. Contrapiso.
"Gostaria de saber se posso colocar piso sobre piso na parede. O que seria melhor para usar e quais as consequências que isso pode causar?" É possível colar cerâmica sobre cerâmica, mas isso deve ser feito utilizando a argamassa própria (argamassa colante AC-III).
A argamassa deve ser aplicada na base antiga e no verso do revestimento novo. Aplique as peças e limpe-as com uma esponja úmida na medida em que são aplicadas. Para rejuntar, use rejuntes quartzolit: piso sobre piso branco quartzolit: é possível rejuntar depois de 3h.
É importante, no entanto, lembrar que pisos possuem uma maior capacidade de resistência a impactos, o que não ocorre com a maior parte dos revestimentos de parede. Ou seja, o piso pode ser usado na parede, mas os revestimentos não podem ser usados no chão.