Como emitir o cheque? Para conseguir o cheque, você precisa ir ao caixa do banco, ou direto com o seu gerente. No caso do cheque administrativo, você não precisa emiti-lo necessariamente no banco que você tem conta corrente.
Os cheques administrativos podem ser sim endossados, caso não tenham sido emitidos na modalidade “não à ordem”. Para isso, basta que se assine no verso do cheque, escrevendo o nome do terceiro que irá sacar ou depositar.
Entendeu agora a diferença do cheque administrativo para o normal? Nesse caso, não é uma pessoa que preenche o cheque, e sim, o banco! Ele é responsável por pagar quem está recebendo o cheque.
Você pode solicitar a emissão do cheque administrativo diretamente no caixa do banco ou com o seu gerente. Ele sempre será nominal, direcionado à empresa ou pessoa física que vai receber. Você também deve fornecer à instituição todas as informações bancárias acerca do beneficiário, além do valor da transição.
Cheque pré-datado: O que é e como funciona? Para emissão do cheque, o valor deve ser entregue para quem vai emiti-lo. Exemplo, o empréstimo tem que ser depositado antes de emitir o cheque administrativo; É um tipo de cheque cada vez menos utilizado, devido à facilidade das transferências bancárias.
A principal vantagem que um cheque administrativo oferece vai para quem o recebe. Uma vez emitido, ele não pode ser sustado ou devolvido, assim como não existe a menor possibilidade dele não ter fundos.
O valor do cheque. Esses dados são necessários porque o cheque administrativo também é um cheque nominal, já que é emitido para quantias acima de R$ 100. É cobrada alguma taxa?
Portanto, é interessante lançar mão do recurso quando você decidir comprar um item de alto valor, como um carro ou imóvel, por exemplo. Ele é um método de pagamento que fornece uma segurança maior para quem recebe e, também, para quem paga.
VEJA TAMBÉM: Talão de Cheque e Cheque Especial: Qual a Diferença?
Para quem não conhece o cheque administrativo, saiba que ele é uma opção que pode ser usada durante transações grandes, para que haja segurança e seja verificado que o cheque tem fundo.
É importante mencionar que a emissão do cheque administrativo não é gratuita. Os bancos cobram um valor por ele. Confira, abaixo, quanto custa para solicitar a emissão de um cheque administrativo atualmente:
VEJA TAMBÉM: Como preencher um cheque? Passo a passo para preencher o seu corretamente!
Caso não tenha saldo, o cheque é devolvido por ser considerado “sem fundos”. Se houver devolução do mesmo cheque pela segunda vez, o nome da pessoa que emitiu será inscrito no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF).
Você recebeu um email, SMS ou WhatsApp com o nome do Santander e desconfia de fraude? Veja o que fazer. Saiba como manter suas informações seguras, prevenir golpes e avisar sobre suspeita de fraude. Por que pagamos anuidade?
Depois disso, o banco se torna o responsável por preencher todos os dados do cheque. Isso faz com que o pagamento seja garantido, sem possibilidade de emitir cheque sem fundo.
Gostou de aprender tudo sobre o assunto? Então, não esquece de compartilhar este artigo com os seus familiares e amigos, através das suas redes sociais! Aproveite também para conferir outros conteúdos valiosos da sessão Finanças aqui do blog!