O processo, no total, costuma ficar em torno dos R$ 2 mil, portanto, esse é o valor médio que você deve reservar para pedir sua cidadania espanhola.
As pessoas cujo pai ou mãe são ou foram espanhóis e nascidos na Espanha; Brasileiros cuja filiação, adoção ou reconhecimento de pai ou mãe aconteceu depois dos 18 anos de idade (terão 2 anos para solicitar a Cidadania Espanhola).
Isso porque, segundo o Consulado Geral da Espanha em São Paulo, quem tem direito à cidadania espanhola são filhos e netos de pais espanhóis (mãe e/ou pai). Porém, quando a ligação é direta – de pai para filho – o processo é mais rápido.
Processo. O processo de nacionalidade por opção dura alguns meses, e culmina com a emissão de uma certidão de nascimento espanhola do interessado. Com essa certidão em mãos será possível obter o passaporte espanhol em algumas semanas.
O neto de espanhol de origem, possui direito de obter a cidadania espanhola por herança caso o pai ou a mãe já tenha adquirido a cidadania e caso ele seja menor de 18 anos, caso seja maior de idade, deve primeiramente residir por pelo menos um ano legalmente na Espanha.
Em outras palavras, os netos de espanhóis natos só têm direito à nacionalidade espanhola se antes de completar 18 anos seus pais também obtiverem a nacionalidade. Se isso não ocorrer, esses netos deverão residir de forma legal por ao menos 1 ano na Espanha para poder apresentar o pedido de nacionalidade.
Trabalhar na Espanha é a melhor forma de morar legalmente no país. Entretanto, para conseguir esse visto, você precisa já ter um contrato de trabalho na Espanha para dar início ao processo. É a empresa interessada no seu trabalho que fornece uma carta para que você apresente ao Consulado Espanhol.
Vistos para morar na Espanha. Os brasileiros que não têm cidadania espanhola ou de outro país da União Europeia e querem ficar na Espanha por mais de 90 dias vão precisar de um visto para permanecer no país. Existem várias opções de visto para Espanha, que dependem da finalidade da residência no país.
Quem pode requerer o Visto de Residência na Espanha? Todo brasileiro que comprovar que possui uma renda mensal de pelo menos 400% do IPREM (Indicador Público de Renta de Efectos Múltiples), fixado em 537,84 euros. Ou seja, o brasileiro deverá demonstrar que possui uma renda mensal igual ou superior a 2.