Além do seguro casa ou apartamento, bem como o contrato do mesmo com a Caixa Econômica e seu registro imobiliário. O valor total gasto com a transferência de um imóvel fica em torno de 4.
Cada cartório de registro de imóveis tem sua tabela com os preços determinados. Ao todo, reunindo a escritura, seu registro e o Imposto sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI), o custo total com a transferência de imóvel fica em torno de 5% do valor do imóvel.
O primeiro gasto fica por conta do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que é cobrado nos casos de transferência de propriedade. Quem paga a conta é quem vai comprar o apartamento, a casa ou o terreno. Apenas em caso de permuta é que os dois envolvidos dividem o valor.
Preço para a escritura Já o ITBI é 2% do valor do imóvel declarado na escritura que pode ser o valor venal ou o valor real. Vou dar um exemplo real: Comprei um terreno em 2013 por R$ e paguei no cartório os seguintes valores: R$ 3.
Documentos necessários para emitir a escritura de imóvel
Atualmente, a transferência do imóvel é feita mediante a apresentação da escritura no cartório de imóveis competente, que levará a registro junto à matrícula do mesmo. O número de matrícula é exclusivo de um único bem e deve constar toda a história, descrição e dados do proprietário.
Se não houver problemas, ela pode ser lavrada de uma semana para a outra, em cerca de dez dias. Pronta e assinada por vendedor e comprador, o cartório ou a própria parte poderá encaminhar a escritura ao registro no Cartório Geral de Registro de Imóveis onde o bem está localizado.
dez dias
Para que se proceda a alteração do nome do contribuinte do IPTU é necessário que você vá a Secretaria das finanças munido: do formulário próprio “Inscrição Imobiliária” preenchido; das cópias de seus documentos pessoais; cópia do espelho da cartela do IPTU do imóvel; cópia da matrícula do registro do imóvel atualizada.
Você precisa apresentar cópia de documento de compra e venda ou escritura do imóvel. Nenhuma administradora troca o nome do proprietário apenas com um pedido sem os devidos documentos de comprovação de troca de titularidade. Neia, Basta apresentar escritura e certidão atualizada do imóvel.