Aditivos alimentares são substâncias que são adicionadas aos alimentos com o propósito de manter ou modificar o seu sabor, melhorar a sua aparência, aroma ou prolongar o seu tempo de conservação. Os corantes e os conservantes são os mais conhecidos, mas existem centenas de aditivos autorizados.
Os aditivos alimentares são substâncias químicas que se classificam, de acordo com sua função em: agentes conservantes (antioxidantes ou antimicrobianos), acidulantes, emulsificantes, estabilizantes, espessantes, corantes, flavorizantes e adoçantes, entre outros.
São os seguintes os aditivos:
São vários os aditivos naturais utilizados na conservação dos alimentos:
Utilização de Aditivos nos Alimentos
Temos importantes aditivos usados na indústria alimentícia, tais como: conservantes, acidulantes, estabilizantes, aromatizantes, espessantes que atuam a realçar, dar consistência, dar sabor, aparência, aromatização e viscosidade, tudo sendo acrescentado à conservação do alimento.
Para evitar o uso em excesso de aditivos alimentares, deve-se sempre preferir consumir alimentos na sua forma natural, como grãos, frutas, verduras, carnes e ovos.
Resumidamente, o regulamento deixa claro que o uso de aditivos somente é justificado quando ele proporciona vantagens tecnológicas (menor tempo e custo de produção, melhor qualidade do produto, maior tempo de prateleira, etc) ou relacionadas à segurança alimentar, como é o caso de estabilizantes biológicos e/ou ...
O consumo excessivo por muitos anos pode ser cancerígeno, assim como os demais conservantes. Além disso, podem afetar as funções gastrointestinais, causar alergias e aumentar o nível de colesterol no sangue.