Hackear uma conta do Facebook pode sair por menos de 315 reais, bloquear um site pode custa entre 52 e 1.
Entrar ilegalmente em uma conta do Instagram, Twitter, Snapchat ou outra rede social não é muito barato: de acordo com o SecureWorks, você terá que pagar cerca de 130 dólares ao hacker em questão.
E o salário de um hacker ético é bastante generoso. Um analista ganha a partir de R$3.
Alguns cursos de graduação oferecem uma formação capaz de englobar os conhecimentos necessários para a atuação de um hacker, como é o caso dos cursos a seguir: Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ciência da Computação. Engenharia da Computação.
dois anos
Os profissionais de Segurança da Informação precisam possuir a combinação certa de habilidades para progredir em sua carreira. As habilidades técnicas precisam incluir a capacidade de realizar análises de segurança, testes de invasão, nuvem e aplicativos seguros, para citar alguns.
O profissional de segurança da informação é responsável pela manutenção das informações de uma empresa, especialmente as sigilosas, prevenindo fraudes, vazamentos de dados e ataques de ransomware.
Os pilares da segurança da informação podem ser abalados por uma série de ameaças, principalmente as digitais, por exemplo:
Classificação da Informação – Conceito e objetivo De acordo com a ISO 27001, a classificação da informação tem o objetivo de assegurar o nível adequado de proteção para a informação. A classificação tem como base o seu valor, criticidade para a organização e requisitos legais.
Informação restrita: informações classificadas como sigilosas (reservada, secreta ou ultrassecreta) ou consideradas de acesso restrito nos termos da Lei de Acesso à Informação ou protegidas pelas demais hipóteses legais de sigilo e restrição.
Os princípios básicos da informação são: confidencialidade, integridade e disponibilidade.
Segurança física é a forma de proteger equipamentos e informações contra usuários que não possuem autorização para acessá-los. Enquanto segurança lógica é um conjunto de recursos executados para proteger o sistema, dados e programas contra tentativas de acessos de pessoas ou programas desconhecidos.
Uma boa PSI deve conter regras e diretrizes que orientem os colaboradores, clientes e fornecedores (bem como a própria TI da organização) com relação aos padrões de comportamento ligados à segurança da informação, condições de instalações de equipamentos, restrições de acesso, mecanismos de proteção, monitoramento e ...