Em São Paulo, o preço para a limpeza de tártaro tem alto índice de variação, flutuando entre R$200 e R$800. Além da região da clínica e dos serviços agregados (como leva-e-traz, por exemplo), o peso do cão e a escolha do tipo de anestesia (injetável ou inalatória) são determinantes na composição do preço final.
Uma destartarização ou tartarectomia, vulgarmente chamada de limpeza de dentes, é um procedimento ou tratamento efetuado por um médico dentista ou higienista oral qualificado, que serve para remover ou tirar o tártaro e a placa bacteriana dos dentes.
Se o seu pet perdeu algum dente, está com mau hálito, sangramento na boca ou placas amareladas ou acinzentadas nos dentes – pode ser sinal de tártaro. Nesses casos, o ideal é procurar um médico veterinário para uma avaliação e consequente remoção do tártaro com anestesia.
A limpeza de tártaro em cães deve ser realizada em um hospital veterinário, pois pode envolver anestesia, apesar do processo ser simples e pouco invasivo. A melhor maneira de prevenir o seu surgimento é através da escovação canina diária, independentemente da alimentação oferecida ao cão.
Tártaro em cachorro e gato: Como evitar este problema?
Assim como ocorre conosco, o tártaro nos cachorros nada mais é que a formação de uma placa bacteriana decorrente do acúmulo de restos de comida. A diferença é que, enquanto nós escovamos nossos dentes diariamente, muitas vezes não fazemos o mesmo com os pets.
Limpar os dentes com produtos naturais O bicarbonato de sódio é uma ferramenta que funciona como pasta dentária para cachorros. Basta misturar água com uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio até obter uma massa um pouco espessa. Depois de ter a pasta feita, apenas necessita de limpar os dentes com a escova.
Apesar de a mucosa bucal ser delicada, quadros de gengiva sensível costumam ser alertas de que algo está errado. Essa manifestação pode indicar uma inflamação em curso e, por isso, exige atenção para que não se agrave. A sensibilidade da gengiva ocorre quando o organismo está tentando combater a origem da irritação.
A sensibilidade dentinária afeta um grande número de pessoas. Geralmente é desencadeada causada por bebida e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente.
A sensibilidade nos dentes surge quando a parte mais macia e interna do dente, chamada dentina, fica exposta, por causa da retração gengival. A dentina é coberta pelo esmalte e pela gengiva. Milhares de canais microscópicos ligam a dentina ao centro do dente.