R$ 197,66
Sabe quando você financia um veículo e ele mesmo é dado como garantia para o banco ou financeira? Pois é, enquanto você não termina de pagar o empréstimo, ele é um carro alienado. Isso significa que o banco pode retomar o bem caso você deixe de pagar as parcelas combinadas.
Documentos necessários
No Brasil, essa modalidade de transferência de propriedade é bastante comum, como alternativa para o financiamento de veículos. ... Com o término da pendência financeira, o veículo fica desvinculado da empresa que o financiou, podendo ser transferido, enfim, para o nome do motorista, que passa a ser o proprietário.
Para dar baixa no gravame após a quitação do veículo, é necessário pagar uma taxa de aproximadamente R$181,00. Essa taxa é de responsabilidade do proprietário, por isso, se o seu veículo já está prestes a ser evitado, já separe essa quantia para retirar o gravame e não ter surpresas.
VALORES:
A intenção de gravame ocorre quando um veículo que está em processo para ser financiamento. Essa restrição é inserida para informar que veículo possui um financiamento, porém, ainda não está documentado de forma correta. A restrição de Intenção de gravame ficara ativa até a regularização do documentação.
A ministra Nancy Andrighi, relatora, explicou, inicialmente, que a restrição de transferência impede o registro da mudança da propriedade do veículo no sistema Renavam....Já a restrição de licenciamento impede o registro de mudança de propriedade, assim como um novo licenciamento do veículo no Renavam.
O que é o gravame? Trata-se de um registro que alguns automóveis possuem no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do seu estado de origem. O que determina se o veículo possuirá Gravame ou não é a forma como ele foi comprado. Sempre que existir um financiamento, também haverá a restrição nesse órgão público.