EQST

Quais So Os Tumores Neuroendcrinos?

Quais são os tumores neuroendócrinos?

Os tumores neuroendócrinos são aqueles formados em qualquer região do sistema neuroendócrino. Eles ocorrem quando algumas das células neuroendócrinas passam por uma mutação que pode ser hereditária ou, na maioria dos casos, surgir ao acaso.

O que é tumor neuroendócrino bem diferenciado?

Cânceres neuroendócrinos bem diferenciados. Têm células que não se parecem muito anormais e não se multiplicam rapidamente. Este tipo de tumor tende a ser menos agressivo, cresce e se dissemina lentamente.

O que é um tumor bem diferenciado?

Um carcinoma bem diferenciado é um tumor que ainda apresenta algumas características de célula normal, mas com comportamento maligno.

O que é o exame Cromogranina?

Compartilhar: A dosagem de cromogranina A, uma glicoproteína secretada pelos diversos tecidos neuroendócrinos, pode ser utilizada como marcador sérico nos pacientes com diagnóstico de tumores neuroendócrinos, entre eles os diferenciados e os carcinoides.

Que significa Sinaptofisina positiva?

Sinaptofisina é positiva em múltiplos pequenos focos no tumor, freqüentemente correspondendo às pseudorosetas de Homer Wright. Sinaptofisina é uma proteína associada a vesículas sinápticas. Sua presença é indicação segura de linhagem neural da neoplasia.

Como interpretar o exame imuno histoquímico?

No exame imunohistoquímico as amostras da biópsia são analisadas por meio de anticorpos monoclonais marcados com substâncias fluorescentes. Se o tumor contiver essa substância, o anticorpo se liga às células. Produtos químicos são, em seguida, adicionados de modo que as células com os anticorpos mudam de cor.

O que é AE1 AE3 positivo?

AE1 reconhece a maioria das queratinas ácidas (ou tipo I) dos tipos 10, 11, 13 a 16 e 19. Já AE3 reconhece todas queratinas básicas conhecidas (tipo II). Portanto, esta combinação mostra uma ampla reatividade e seria capaz de demonstrar praticamente todos os epitélios e seus tumores (carcinomas).

O que é Citoceratinas?

As citoceratinas (C) são proteínas presentes em todas as células epiteliais. Sua associação conduz à formação de um arcabouço de filamentos intermediários que constitui o principal componente do citoesqueleto epitelial.

O que é um carcinoma ductal invasivo?

O carcinoma ductal invasivo (ou infiltrante) é o tipo mais comum de câncer de mama. Cerca de 80% dos cânceres de mama invasivos são carcinomas ductais invasivos. Se inicia em um ducto mamário, rompe a parede desse ducto e cresce no tecido adiposo da mama.

Qual tratamento para carcinoma ductal invasivo?

Carcinoma ductal invasivo Na maioria dos casos, são realizadas cirurgias para remover os tumores, como a mastectomia radical ou a lumpectomia. Dependendo do estágio de evolução da doença, pode ser recomendado o uso de radioterapia, quimioterapia e terapia hormonal com modulador do receptor de estrógeno.

O que é carcinoma grau 2?

Os cânceres tipo 2 incluem todos os carcinomas endometriais que não são do tipo 1, como o carcinoma papilar seroso, carcinoma de células claras, carcinoma indiferenciado e o carcinoma endometrial grau 3. Estes cânceres são chamados de pouco diferenciados ou de alto grau.

Qual o tratamento para câncer her-2?

O tratamento adjuvante de pacientes com câncer de mama HER2 positivo, que constitui cerca de 20% dos casos de câncer de mama, é baseado atualmente no uso de quimioterapia em esquemas variados e do anticorpo monoclonal trastuzumabe por um prazo de 12 meses...

O que é câncer de mama HER2 positivo?

2) HER2-positivo (HER2+): As células de câncer de mama com níveis mais elevados do que o normal da proteína HER2 são chamadas HER2-positivas. Esses cânceres – que correspondem a 20% dos casos – tendem a crescer e se espalhar mais rápido do que outros tipos de cânceres de mama.