Como Calcular Uma Dieta Flexvel?

Como calcular uma dieta flexvel

A dieta flexível é uma alimentação baseada no controle de calorias e de macronutrientes, como carboidratos, proteínas e gorduras da dieta, ajudando na substituição dos alimentos, sendo indicada para quem quer emagrecer, principalmente para pessoas com dificuldades em mudar o hábito alimentar.

Segundo a nutricionista, a dieta flexível é uma ótima maneira de conhecer melhor os alimentos e aprender onde estão as calorias e macronutrientes sem deixar de aproveitar alguns prazeres da vida.

Receitas para dieta flexível

Segundo Fadlo Fraige Filho, endocrinologista, presidente da ANAD (Associação Nacional de Atenção ao Diabetes) e especialista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, a vantagem está justamente na liberdade em fazer as suas próprias escolhas. "Quando o paciente recebe uma dieta dizendo o que pode ou não pode comer, rapidamente ele enjoa e não adere ao tratamento", conta o médico sobre a sua experiência clínica.

A prática de exercícios físicos também é interessante durante a dieta flexível, mas não é obrigatória, pois na hora de calcular os seus macronutrientes você já considera o seu nível de atividade. Assim, se você não pretende se exercitar, lembre de fazer os seus cálculos com base em um indivíduo sedentário, mas lembrando sempre que essa não é a melhor escolha já que a atividade física é essencial para a sua saúde.

Como calcular dieta flexível?

<b>Como calcular dieta flexível?</b>

Durante a dieta flexível, não existe restrição de alimentos, sendo importante apenas seguir a quantidade de macronutrientes recomendadas de acordo com o peso que se deseja alcançar.

Nenhum alimento é proibido, desde que ele se encaixe nos macros. Então, essa pode ser uma ótima maneira de ensinar o equilíbrio e ajudar a entender de onde vem a maioria de suas proteínas, gorduras e carboidratos.

PRECISA DE AJUDA

Ao contrário do senso comum, emagrecer pode ser muito mais simples do que é dito por aí. Você não precisa abrir mão dos prazeres da vida para isso, como aquela pizza ou aquele brigadeiro, mas deve controlar as calorias diárias, da maneira correta, para emagrecer sem ferrar seu metabolismo.

Nesse sentido, como todos os alimentos são permitidos, muitas pessoas consideram essa dieta uma mudança bem-vinda da estrita contagem de calorias ou da eliminação de grupos alimentares inteiros.

Algumas evidências sugerem que dietas mais ricas em proteínas, como a flexível, podem aumentar o metabolismo e ajudar a acelerar a perda de peso, mas são necessários mais estudos.

Benefícios da dieta flexível

<strong><strong>Benefícios da dieta flexível</strong></strong>

A dieta flexível é fácil de seguir, porque não existe um cardápio fixo que se deve seguir. Além disso, a dieta não proíbe nenhum alimento, ajudando a incluir somente os alimentos que mais gosta na alimentação.

Você já ouviu falar na dieta flexível? Muito famosa lá fora e ganhando cada vez mais força no Brasil, ela contabiliza, em vez de calorias, os macronutrientes. Ou seja, nas proteínas, gorduras e carboidratos da alimentação. Em inglês, o plano alimentar é chamado de If it fit your macros (IIFYM), que em tradução livre significa “se couber nos seus macros [nutrientes]”.

Depois disso, calcule o quanto o seu corpo gasta para manter o seu peso atual, levando em conta a sua rotina de atividades físicas. Consulte a tabela abaixo e procure o número relativo ao seu perfil.

Nossas Empresas

Além disso, alimentos como salmão, sardinha, atum também são ricos em gorduras e podem ser consumidos. Conheça a quantidade de gordura presente nos alimentos.

A dieta flexível foi desenvolvida por Anthony Collova e até o momento não possui comprovação científica. Por isso, para perder peso de forma saudável e sustentável, é aconselhado passar por uma consulta com um nutricionista, para avaliar as preferências e necessidades nutricionais individuais, auxiliando na mudança do comportamento alimentar. Veja algumas dicas para emagrecer com saúde.

Segundo Fraige Filho, a dieta flexível é a sua recomendação aos pacientes no consultório. "O conhecimento é fundamental para o sucesso do plano alimentar. Indico essa dieta para os meus pacientes e ensino sobre valor calórico, quais nutrientes devem ser valorizados. Dessa maneira o paciente tem mais liberdade e pode fazer boas escolhas", comenta.

Nível de atividade física

Ao seguir uma dieta flexível, você pode personalizar sua alimentação de acordo com suas preferências, desde que alcance os objetivos diários de macronutrientes. Isso pode ajudar a evitar sentimentos de privação, tornando mais fácil manter a dieta a longo prazo.

Macronutrientes são os principais nutrientes necessários em quantidades relativamente grandes pelo organismo para fornecer energia, suportar o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção das funções corporais. Os três principais macronutrientes são:

Como saber o gasto calórico basal?

Para os homens, podemos usar a fórmula: TMB = 66 + (13,8 x peso em kg.) + (5 x altura em cm) - (6,8 x idade em anos). Para as mulheres, usa-se a fórmula: TMB = 655 + (9,6 x peso em kg.) + (1,8 x altura em cm) - (4,7 x idade em anos).

Como montar uma dieta com macros?

Basta você multiplicar o seu peso por essa recomendação para descobrir quanto de calorias você precisa consumir em um dia. Então, a fórmula ficaria mais ou menos assim: PC (peso corporal) X 30 ou 50 calorias. Sendo 30 para perda de peso e 50 para ganho de massa muscular.

O que pode comer na dieta flexível?

A dieta flexível é baseada no conhecimento dos alimentos e dos macronutrientes, que são divididos em carboidratos, proteínas e gorduras....Alimentos ricos em Proteínas
  • Carnes, frango e peixes;
  • Ovos;
  • Queijos;
  • Leite e iogurte natural.