A primeira criação de Santos Dumont foi o balão chamado “Brésil” (“Brasil”, em francês). Este foi o menor balão criado até então e se diferenciava dos demais por ser inflado com hidrogênio, ao invés de ar quente.
Em síntese, Santos Dumont foi muito importante para a aviação e seu desenvolvimento. Além disso, também se dedicou a diversas outras criações que são utilizadas até hoje pela humanidade, como o relógio de pulso, o chuveiro de água quente e o motor portátil.
Santos Dumont morreu após cometer suicídio aos 59 anos. Ele não deixou bilhete, mas suspeita-se que tenha ficado decepcionado ao ver aviões em combate durante a Revolução Constitucionalista de 32.
Santos Dumont
de 1906
Seu ídolo é o engenheiro americano Schuyler Skaats Wheeler, que inventou o ventilador elétrico em 1882.
O modelo foi lançado no ano de 1882 e levava apenas duas lâminas. Uma curiosidade é que um brasileiro também registrou a patente de um ventilador doméstico em 1883, no Rio Janeiro: Américo Cincinatto Lopes. O que importa é que até hoje não dá para imaginar como seria sem os ventiladores, não é mesmo?!
Foi inventado nos Estados Unidos da América em 1882, por Schuyler S. Wheeler. Este aparelho pode ser de distintos tipos, consoante o sentido de fluxo de ar em relação ao ambiente ventilado: sopradores (se há injeção de ar no ambiente) ou exaustores (se há retirada de ar do ambiente).
Um bom exemplo de receptor elétrico é o motor elétrico, como ventiladores, liquidificadores e batedeiras. Quando recebem energia elétrica, esses motores a transformam em energia mecânica que pode ser observada no giro desses aparelhos.
Energia mecânica e condução eletromagnética são aplicadas para funcionamento do ventilador.
Ao se movimentarem, as pás do ventilador deslocam o ar e criam uma corrente de vento. ... Estima-se que os ventiladores podem reduzir a sensação térmica do ambiente em até 3 graus. Os ventiladores promovem uma corrente de ar direta, ou seja, o vento criado por ele pode ser sentido pelas pessoas que estão no ambiente.
Isso ocorre porque o ventilador torna o ar muito seco e, consequentemente, resseca as vias respiratórias, como a boca e a traqueia. Essa sensação ruim pode não só atrapalhar o sono, como provocar irritação na garganta e tosse.
Os exaustores são aparelhos utilizados para a ventilação de ambientes com excesso de temperatura, umidade, vapores, fumaça, mofo, odores, e outros poluentes. ... Além de ajudarem no controle da temperatura, o exaustor pode ser combinado com outros itens, como os filtros, que auxiliam na qualidade do ar.
O truque é posicionar o ventilador de mesa para o lado da janela, como explicamos no tópico anterior, para que ele jogue o ar quente para fora. Ao mesmo tempo, coloque o ventilador de teto na função exaustor, para que ele puxe o ar quente para cima, em vez de deixá-lo circulando dentro do quarto.
Como refrescar o quarto: 13 dicas para driblar o calor sem ar-condicionado
Você pode colocar um recipiente com cubos de gelo ou uma garrafa de água congelada diante do aparelho. Ao ligar, perceberá que o aparelho soprará o ar mais fresco que fica em torno do recipiente congelado. Assim, o ventilador difundirá um vento mais agradável.