Peri, o genuíno herói brasileiro do século XIX José de Alencar é um dos maiores representantes do Romantismo no Brasil e considerado um dos principais nomes da literatura nacional.
Religiosidade. Mais uma vez, uma característica do Romantismo mostra uma reação aos valores do Iluminismo. Se o racionalismo considerava a religião uma inimiga, o espírito romântico exalta o cristianismo como consolo diante das frustrações impostas pela vida real.
A mulher era vista pelos escritores românticos como um ser distante, que era idealizado por aquele que amava. Esta idealização era expressa nos elogios de que era objeto e na sensação de que não se era digno de merecer o amor desta mulher.
Sentimentalismo Romântico Entre as marcas principais do Romantismo estão o sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais, o subjetivismo e egocentrismo. É dessa maneira que os poetas se colocavam como o centro do universo.
A primeira geração do romantismo em Portugal vai de 1825 a 1840. Seus principais autores são Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Antônio Feliciano de Castilho. A segunda geração, ultra-romântica, de 1840 a 1860 e tem como principais autores, Camilo Castelo Branco e Soares de Passos.
O movimento realista têm origem na literatura com o lançamento do romance inaugural do realismo, Madame Bovary, de Gustave Flaubert em 1857, na França. A obra teve destaque na época, sendo considerada um ícone da literatura francesa.
Segue os principais escritores da primeira geração romântica no Brasil:
O nacionalismo ufanista, o indianismo e a valorização da natureza são as principais características da primeira geração do Romantismo brasileiro. O Romantismo no Brasil surgiu poucos anos após a independência política, alcançada no ano de 1822.