Por mais que use elementos simples, como cordas e barras, o exercício não é barato. Mensalidades ficam entre R$ 250 e R$ 400. Parte do preço é para royalties. Como crossfit é uma marca, quem usa esse nome precisa pagar direitos de uso para uma empresa americana que a patenteou.
Os exercícios de crossfit para emagrecer envolvem saltar, pular, empurrar pneus, pular corda, flexão de braços, realizar exercícios com peso e pesos olímpicos, agachamentos, abdominais, etc. São movimentos cíclicos, ginásticos e de levantamento de peso, realizados em circuito.
Estimativas divulgadas pela imprensa e por sites especializados dão conta de que o Brasil tem, atualmente, mais de 700 boxes certificados pela Crossfit Inc.
Em escala mundial, a Crossfit também teve uma redução considerável em seus números. Em Novembro de 2019 contavam com 15.
A aula de crossfit é divida em aquecimento, depois exercícios técnicos e por último o WOD (workout of the day), Treino do Dia, dentro do WOD os praticantes terão que fazer os exercícios sempre em intensidade alta.
A frequência do treino Par quem está começando, o ideal é duas vezes por semana. A partir da terceira ou quarta semana, pode-se fazer três vezes. Depois, entre a oitava e a 12ª semana, aumenta-se para quatro vezes na semana.
Não. Independente do seu objetivo, você não pode, ou melhor, não deve treinar todo dia. A saúde, a estética, o condicionamento físico e o próprio bem-estar são coisas que temos que construir aos poucos. A regularidade é o segredo de tudo, e a sede ao pote é o maior erro.
Perda de gordura, ganho de massa muscular, aumento de força, velocidade, resistência… Esses resultados físicos de um treinamento consistente podem levar semanas ou até mesmo meses para serem visíveis.
"Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de apenas 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana", explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp.