A dica de adicionar o açúcar no 4o ou 5o dia se deve ao fato das leveduras ainda estarem ativas e em suspensão.
Uma cerveja sem açúcar não significa livre de calorias. Uma Heineken tem em média 42cal/100ml uma Budweiser tem 41cal/100ml. Ambas possuem menos de 1g de açúcar/100ml.
A High Maltose ou glicose de milho é utilizado para correções de densidade do mosto. Ela não é 100% fermentável como o açúcar de cana, dessa forma, correções feitas com high maltose deixam mais corpo na cerveja. A quantidade a ser usada depende de vários parâmetros (como pH, temperatura, quantidade de açúcares, e etc).
Esse microorganismos se alimentam do açúcar presente no caldo. Nesse processo, as leveduras quebram as moléculas de glicose, produzindo etanol e gás carbônico.
O processo industrial de fermentação alcoólica pode ser dividido em três fases: fermentação preliminar ou pré-fermentação, fermentação principal ou tumultuosa e fermentação complementar ou pós-fermentação.
Basicamente, a fermentação envolve colocar uma fruta de escolha em uma jarra ou outro contêiner e adicionar uma combinação de água, açúcar e uma cultura (como levedura ou soro). Depois você coloca a tampa e a fruta é deixada em temperatura ambiente por 2 a 10 dias.
O processo de fermentação alcoólica caracteriza-se como uma via catabólica, na qual há degradação de moléculas de açúcar (glicose ou frutose), no interior da célula de microorganismos (levedura ou bactéria) até a formação de etanol e CO2 havendo liberação de energia química e térmica.
Modo de Preparo