As sociedades cooperativas dependem de autorização para funcionamento? Não. Dispõe o art. 5º, inciso XVII, da Constituição Federal, que a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.
A ideia é simples: cada ramo reúne as cooperativas pelo tipo de trabalho que fazem. Até o ano de 2019, no Brasil tínhamos 13 ramos distintos. Em 2020, após um processo democrático e uma avaliação minuciosa dos benefícios para as cooperativas, passamos para uma estrutura de sete ramos.
Baseados no estatuto da cooperativa de consumo de Rochdale (1844), que continha sete artigos, os primeiros princípios – designados de “regras de ouro” – tinham o seguinte enunciado, em 1885: 1 – adesão livre; 2 – controle democrático: “um homem, um voto”; 3 – devolução do excedente ou retorno sobre as compras; 4 – ...
O cooperativismo é um movimento social e econômico, realizado entre indivíduos, que se baseia em uma visão colaborativa. Nas cooperativas, todos os associados participam das atividades e decisões, de forma a atingir o bem comum e satisfazer necessidades coletivas.
As cooperativas devem promover a formação de seus associados, funcionários e dirigentes acerca do cooperativismo para que juntos possam construir e manter uma instituição sólida. ...
O associativismo é o princípio para o desenvolvimento de uma sociedade. ... Regido por princípios de liberdade, democracia e solidariedade - uma vez que a adesão é tão livre quanta a saída - é baseado na igualdade entre seus membros e representa a congregação de esforços dos associados em torno de interesses comuns.
Saiba quais são os 7 princípios do Associativismo