Vimos que 1 mol de átomos de carbono-12 tem massa igual a exatamente 12 g e contém 6,022 x 1023 átomos. Essa massa do carbono-12 denomina-se massa molar (M), a qual é definida como a massa (em gramas ou quilogramas) de 1 mol de unidades (tais como átomos ou moléculas) de uma substância.
g/mol
Trata-se de uma unidade de medida utilizada para expressar massa, volume, número de átomos ou moléculas de diferentes matérias microscópicas. Mol é uma unidade de medida utilizada para expressar a quantidade de matéria microscópica, como átomos e moléculas.
Você resolverá da mesma forma: se uma molécula de água tem dois átomos de hidrogênio, um mol de moléculas têm (1 x 2) 2 mol (ou 12,04 x 10²³) de átomos de hidrogênio. Se cada molécula de água tem um átomo de oxigênio, um mol de moléculas de água têm (1 x 1) 1 mol (ou 6,02 x 10 ²³) de átomos de oxigênio.
O mol é a quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quantos são os átomos contidos em 0,012 kg (12 g) de carbono-12. ... Um raciocínio similar aplica-se aos átomos, moléculas, partículas, elétrons e íons que compõem as substâncias.
Os símbolos das unidades começam com letra maiúscula quando se trata de nome próprio (por exemplo, ampere, A; kelvin, K; hertz, Hz; coulomb, C). Nos outros casos eles sempre começam com letra minúscula (por exemplo, metro, m; segundo, s; mol, mol).
O número de entidades elementares contidas em 1 mol correspondem à constante de Avogadro, cujo valor é 6,02 x 1023 mol-1. Esta comparação foi estipulada porque 1 mol coincide com o número de Avogadro. Sendo assim ficou definido que 1 mol de átomos é igual a 6,02 x 1023 , e 1 mol contém 12 gramas (equivalente ao 12C).
É aí que entra a relação entre o mol e o número de Avogadro. Os químicos usam o mol para determinar a quantidade de entidades (átomos, moléculas, íons, fórmulas ou elétrons) que há em determinada massa molar. A palavra mol representa um número – 6,022 . 1023, que é o valor da constante de Avogadro.
A constante de Avogadro é igual a 6,022 . 1023 e corresponde ao número de entidades (átomos, moléculas, íons etc.) existente em 1 mol de substância. Conforme explicado no texto Mol, os cientistas procuravam por uma unidade que abrangesse um conjunto com um número imenso de moléculas, cuja massa pudesse ser medida.
Por exemplo, para sabermos quantos átomos de ferro há em uma amostra contendo 3 mol desse elemento, basta utilizarmos a constante de Avogadro. Se em 1 mol de ferro temos 6,02 x 1023 átomos de ferro, em 3 mol de ferro da amostra teríamos 18,06 x 1023 átomos de ferro, aproximadamente.