Quanto a comparabilidade das demonstrações contábeis da Pequenas e Médias Empresas (PME's) podemos afirmar que, exceto: 1 - Os usuários devem ser capazes de comparar as demonstrações ao longo do tempo, identificando tendências.
Como ajustes de exercícios (períodos) anteriores serão consideradas apenas as regularizações decorrentes de efeitos de mudança de critério contábil, ou de retificação de erro imputável a determinado período anterior, e que não possam ser atribuídas a fatos subsequentes.
A conta de Ajustes de Exercícios Anteriores deve estar representada no Passivo Não Circulante e poderá receber tanto lançamentos a débito quanto a crédito, resumindo, ela será sempre a contrapartida da conta a ser ajustada. Ex: O balanço de 2016 foi fechado e a conta de Fornecedores importava em R$ 100,00.
2.
Como fazer um ajuste de caixa
Receita diferida é a receita que a empresa ainda não reconheceu na DRE, mas já recebeu o pagamento. Assim, a companhia registra um passivo correspondente.
A receita deve ser reconhecida quando for provável que benefícios econômicos futuros fluirão para a entidade e esses benefícios possam ser confiavelmente mensurados; e deve ser mensurada pelo valor justo da retribuição recebida ou a receber. 2.
As receitas antecipadas são decorrentes do recebimento antecipado de receitas relacionadas com períodos de competência subsequentes, como por exemplo, adiantamentos de clientes, aluguéis ativos a vencer, etc.
Despesas antecipadas são as contas pagas pela empresa antecipadamente, que serão computadas apenas no período seguinte. Em geral, estes desembolsos geram algum tipo de benefício para o negócio durante determinado período de tempo.
As despesas operacionais são todos os custos de uma empresa que não se relacionam à produção de um produto, por exemplo: folha de pagamento, aluguel, material de escritório, marketing, seguros, impostos, etc.
A apropriação contábil das despesas com seguros deve ser feita em função do prazo da cobertura prevista na apólice correspondente. A contabilização em conta representativa de custo ou despesa se verifica através de quotas mensais.
Conforme item 35 do referido CPC, cita-se que: “O ganho ou a perda proveniente de alteração no valor justo de propriedade para investimento deve ser reconhecido no resultado do período em que ocorra”.
Reconhecimento. O custo de um item de ativo imobilizado deve ser reconhecido como ativo se, e apenas se: for provável que futuros benefícios econômicos associados ao item fluirão para a entidade; e. o custo do item puder ser mensurado confiavelmente.