A resposta às duas primeiras perguntas é: sim, você pode! Qualquer pessoa portadora de um diploma de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) pode cursar uma pós-graduação lato sensu (especializações) e/ou stricto sensu (mestrados e doutorados) em qualquer área, quantas vezes quiser.
Qual a carga horária de uma pós? Diferentemente das aulas da graduação, as aulas da pós não costumam ser diárias. Elas são realizadas em alguns dias úteis e em alguns casos têm uma carga horária mais intensa nos finais de semana. Para as modalidades MBA e especialização a carga horária é de, no mínimo, 360 horas.
360 horas
Segundo a resolução do MEC (Ministério da Educação) de 2007, não é permitido começar uma pós-graduação antes de terminar a graduação. Isso porque, você deverá estar diplomado e graduado em qualquer curso de nível superior antes de iniciar a especialização.
As pós-graduações a distância são os cursos (tanto na modalidade lato sensu, quanto stricto sensu), cuja a maior parte da carga horária e atividades realizadas pelo aluno são realizadas online, em uma plataforma da própria instituição.
No caso da modalidade de estudo a distância, a interação da sala de aula ocorre on-line, em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Assim como na educação presencial, os MBAs EaD podem ser mais gerais ou segmentados em áreas, como finanças, projetos, gestão de pessoas etc.
Lato sensu e stricto sensu nas leis De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as pós-graduações stricto sensu se referem aos “programas de mestrado e doutorado”. Já as pós lato sensu são os “programas de especialização” e “incluem os cursos designados como MBA”.
O objetivo da pós-graduação lato sensu é proporcionar aos profissionais uma atualização e aperfeiçoamento dos seus conhecimentos e atuação. Por isso, um profissional formado no curso de Direito pode dar continuidade à sua formação com uma pós em Direito Ambiental, por exemplo.