Na telófase, pulando a anáfase, que se trata do "puxamento" dos cromossomos para cada lado da célula a fim de formar novos indivíduos, as células iniciam o processo de fissão ou citocinese. Trata-se do momento final do processo de divisão e em cada indivíduo existem 23 pares ou 46 cromossomos.
Cromossomos autossômicos e cromossomos sexuais A espécie humana possui 46 cromossomos em suas células diplóides (2n), sendo 44 cromossomos autossômicos e dois sexuais.
Os cromossomos podem ser classificados, utilizando-se como critério a posição do centrômero, em quatro tipos básicos: - Metacêntrico – O centrômero está localizado no meio do cromossomo. ... - Telocêntrico – O centrômero está bem na extremidade do cromossomo, dando a aparência de que ele possui apenas um braço.
Os cromossomos são filamentos espiralados de cromatina, que é o complexo de DNA e proteínas localizados no interior do núcleo celular nas células eucarióticas. Durante o processo de divisão celular, a cromatina apresenta-se bastante condensada, formando os cromossomos.